Poodles: Entenda Mais Sobre a Raça

Talvez esta seja uma das raças mais populares de cães no Brasil. Populares, brincalhões e amáveis, os cães da raça poodle em algum já fizeram parte de algum membro da sua família.

Muito inteligentes, os cães dessa raça são obedientes e fies aos seus tutores, aspectos que o tornam tão amados por todos os seus donos. Adoram brincadeiras que dispendem gasto de energia e ainda são ótimos nadadores.

Um destaque são suas habilidades atléticas. Originalmente o cão da raça poodle foi criado para ser um cão de caça de patos. Sua pelagem grossa e encaracolada era ideal para protege-los do frio e suas habilidades atléticas o deixavam perfeitos para a caça.

Excelentes companheiros

Se você tem interesse em adquirir um cãozinho desta raça, saiba que eles são companheiros excelentes, são carinhos e amáveis, e fazem questão de estar sempre ao seu lado.

Uma raça bastante leal, fará questão de estar sempre próximo ao seu tutor e seus familiares. É muito comum que o cão fique à espera do dono atrás da porta e sempre estará disponível para receber carinho.

Variações da raça

Os poodles podem ser encontrados em cores variadas. Preto, cinza, branco e marrom são as tonalidades mais comuns desta raça.

Os tipos de poodle diferenciam algumas características e principalmente seu porte.

Poodles
Fonte: pexels
  • Poodle toy: é o menor dos tipos de poodles. Vive bastante, podendo chegar aos 18 anos, e é muito inteligente.

Bom para pessoas que tem alergias, pois ele perde poucos pelos e deixando a pelagem curta fica bem mais prático de mantê-los sempre bonitos.

  • Poodle grande: podendo medir até 60cm, esse tipo de poodle tem uma certa elegância para andar ao lado do seu dono nos passeios, deixando-os ainda mais atrativos.

Normalmente, quando filhotes, os pelos são mais lisos ganhando características encaracoladas à medida que vai ficando adulto.

Pode viver até 14 anos e é um pouco menos disposto que o poodle Toy, mas ainda assim é muito companheiro e são muito bem adaptáveis com crianças.

  • Poodle médio: vive entre 10 e 14 anos, eles tem tamanho médio de 40 cm e tem as orelhas um pouco mais caídas e compridas.

Esse tipo de poodle é o mais territorialista, podendo ficar irritado com outras pessoas ou animais que não esteja acostumado a socializar.

Apesar desta característica, incentivando a sua socialização, é uma raça bastante adaptável a ambientes variados.

  • Poodle anão: essa variação surgiu após o cruzamento entre os outros tipos da raça. São um pouquinho maiores que o poodle toy, mas mantêm as mesmas características do restante da raça.

Muito indicado para crianças e idosos, ele é muito brincalhão e carente, precisando quase sempre estar próximo do dono ou algum familiar.

Por ser de porte pequeno, é preciso ficar atendo à sua alimentação, para que não fique com sobrepeso.

Segunda raça mais inteligente

Na lista de raças mais inteligentes, o poodle figura na segunda posição, perdendo apenas para o Border collie.

Tradicionalmente com pelo encaracolado ou cacheado, existem também os poodles com pelo encordoado, pelagem esta que foi desenvolvida com o tempo e exige bastante paciência dos donos para mantê-la.

Poodles
Fonte: pexels

Curiosidade sobre a pelagem

O pelo do poodle é similar ao cabelo humano, isso porque os pelos dos outros cães crescem até um ponto determinado, depois disso começam a naturalmente cair. No poddle é diferente, pois o pelo continua crescendo.

Uma raça dócil, bonita e bastante adaptável ao convívio familiar, os poodles já foram retratados inclusive no cinema.

São bastante indicados para crianças e idosos, e no geral, não requer cuidados especiais para mantê-los, sendo carinho e atenção o que você vai precisar para deixá-los felizes e confortáveis no ambiente familiar.

Saiba por que os cachorros uivam aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *