Plantas venenosas para animais

As plantas estão a nossa volta o tempo todo, sempre você verá alguma vegetação em algum momento do seu dia, e as plantas tem sido usadas cada vez mais na ornamentação das casas modernas.

Pois as plantas trazem um ar mais calmo, refinado e esteticamente bonito e agradável aos olhos. Mas devemos nos atentar as plantas que escolhemos trazer para dentro de casa pois nem todas são recomendadas em casos de você possuir algum animal.

Mas isso não significa que você deve extinguir as plantas da sua vida, mas sim que apenas deve ter cuidado sobre a espécie de planta que planeja trazer para casa, pois além do perigo ao seu pet, algumas espécies podem ser prejudiciais aos humanos.

Dama da noite

A Astrum Nocturnum, conhecida como “dama da noite”, é uma planta muito usada em locais abertos e em casas que querem trazer um ar mais sofisticados pois são plantas que possuem uma flor muito bonita, com uma tonalidade branca e amarelada.

Além de que seu aroma é muito agradável e doce, ao ponto de atrair abelhas e beija flores, o que é mais um cuidado que você deve tomar, pois alguns mascotes, por curiosidade, podem acabar se acidentando com esses animais.

Suas folhas e seus frutos imaturos são o risco principal, pois possuem um alto nível de toxidade, podendo trazer irritações e danos ao sistema digestório o que resulta em náuseas e vômitos.

Além que o sistema neurológico pode se comprometer também resultando em alucinações e um comportamento fora do normal ao animal.

Plantas venenosas para animais
Fonte: pexels

Mamona

Seu nome científico é Ricinus communis, mas ficou popular no Brasil como Mamona. Essa planta veio diretamente da África e se popularizou graças as suas inúmeras utilidades.

Durante anos, a mamona foi usada no auxílio e criação de ornamentos e óleo. Estes óleos produzidos tendo a mamona como ingrediente principal, foi um dos que mais foi utilizado no Egito antigo.

Mas em relação a sua toxidade, a mamona pode comprometer o sistema nervoso em questão de horas, causando muitos sintomas graves que podem causar sequelas e danos a saúde do animal ou até mesmo o óbito do mesmo.

Após a ingestão de suas sementes, pode ocorrer náuseas, vômitos, hipertermia (aumento da temperatura), cólicas na região abdominal, taquicardia (alteração do ritmo do coração) sonolência, coma e possivelmente a morte do animal.

Coroa de cristo

A Euphorbia milii, conhecida como coroa de cristo, é uma planta que por si só já é muito perigosa devido ao seu grande número de espinhos, mas isso ainda não tira todo o seu encanto e beleza.

É uma planta muito usada como cerca viva, pois seus espinhos dificultam a entrada de possíveis invasores e sua beleza encanta as visitas. Mas sua toxina encontrada em seu látex é bastante perigosa a muitos animais e até mesmo crianças.

O contato do animal a essa toxina pode causar muito danos principalmente se o animal já for suscetível a desenvolver reações inflamatórias, o melhor seria plantar essa planta em um local onde não haverá contato algum com seu pet.

A toxina da coroa de cristo pode causar vermelhidão, inchaço e muita dor, além da possível cegueira caso a toxina esteja em contato com os olhos do animal.

Plantas venenosas para animais
Fonte: pexels

Espada de São Jorge

Dentre todas as plantas mencionadas, a Dracanea Trifasciata, ou espada de São Jorge, é a que possuí um grau de toxina mais baixo para os animais, mas ainda é um risco em potencial que deve ser temido.

Essa planta em muitas ocasiões esta associada a questões místicas, onde muitas pessoas acreditam que essa planta possuí a capacidade de afastar energias negativas e trazer prosperidade e boa sorte a casa.

Os sintomas dos animais que se intoxicam com essa planta pode ser: salivação em grande quantidade e uma dificuldade em se movimentar ou até mesmo em respirar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *