Uma raça muito utilizada como cão de guarda, destemido e leal, o Doberman tem como a sua maior característica o seu sentido de alerta. Porém, é um cachorro que se apega a sua família, sendo uma ótima companhia.
Esses cachorros possuem muita energia, são bem agitados e estão sempre atentos com o que acontece ao seu redor. Precisam de muita atividade física e estímulos. Aprendem muito rápido os comandos quando são adestrados.
O Doberman tem bastante disposição e força, por isso, para quem tem um amigo como esse, deve saber que é necessário a prática de exercícios físicos, como treinamentos, brincadeiras e caminhadas. Isso também é ótimo para a saúde do animal, fazendo com que ele se sinta muito satisfeito.
Com essas atividades, a sua relação com seus familiares tende a ser bastante equilibrada. Mas, vale ressaltar que a afinidade com o seu tutor deve começar desde filhote e, pois, eles são cães enérgicos e que precisam entender que seu tutor é o líder.
Personalidade da raça
Já sabemos que essa raça possui a necessidade de grande movimentação, porém, eles podem muito bem se adaptarem a momentos mais calmos. Com isso, é fácil que ele se torne mesmo seu melhor amigo.
O Doberman é bastante dominador, é importante que a obediência seja ensinada e trabalhada desde cedo, para que ele entenda o seu lugar e saiba que deve se obedecer às ordens de seu tutor.
Origem do Doberman
Essa raça foi criada na Alemanha e possui o nome do antigo cobrador de impostos da cidade e também responsável pelo canil que existia dentro do país. A história diz que o Friedrich Louis Doberman precisava de um cão de guarda com ele para ajudar nas funções e então desenvolveu a raça com cruzamentos diversos.
Os primeiros cães da raça foram expostos na cidade da alemã em 1987. Depois, os EUA começaram receber a raça e o cãozinho fez muito sucesso e ganhou competições bem importantes e algum tempo depois, foi lançado o Doberman Pinscher Club of América.
Essa raça sempre foi bem trabalhadora, sendo utilizados como cães de guarda e cães de resgate. Depois de muitas atuações, ganharam apelidos como ‘’cão policial’’. Fora isso, muitos deles participaram das caçadas de animais predadores.
Características do Doberman
De aparência elegante e nobre, o Doberman possui um tamanho médio e sua musculatura é forte. Possuem uma expressão de sério. Suas marcações são quadradas, possuem as partes delineadas e retas, isso ainda mais acentuado nos machos.
A cor mais popular da raça é o preto, mas também podemos encontrar no marrom. As duas cores possuem uma marcação na cauda, nas patas e nos braços, no ante peito, no focinho e no alto dos olhos. Essas marcas possuem uma tonalidade ferrugem ou avermelhadas.
Convivência da raça
Apesar de parecem sérios, essa raça é bem carinhosa com sua família, sempre estando atrás dos seus tutores pedindo atenção. Se trabalhado desde filhote, que é o mais indicado, a raça convive bem com outros cães. Depois de conquistar a confiança da família, esse cão vai se dar muito bem, sendo bem doceis com crianças.
Para eles se adaptarem é bem prático, porém, como já mencionei, essa adaptação deve ser iniciada no começo da vida do seu cãozinho. Assim que o receber em sua casa, já comece a trabalhar todos os comandos e indique a sua liderança.
O Doberman pode viver em casas ou apartamentos, claro que um lugar espaçoso com quintal seria o ideal, porém ele pode se acostumar a viver em lugares menores desde que ele faça os exercícios de rotina. Agora você já sabe os principais pontos dessa linda raça.