O bulldog francês é uma raça muito popular e conhecida internacionalmente por suas características físicas e seu comportamento sociável e carinhoso, sendo uma das raças de cachorro mais procuradas para criar em apartamento.
Onde surgiu?
Ironicamente, o bulldog francês não é uma raça que surgiu na França, esse espécie que também é bastante conhecida pelo apelido “frenchie” é originária da Inglaterra e com o tempo acabou ficando bastante popular na França.
Estudos apontam que essa raça surgiu após cruzamento de bulldog inglês com cães de caça, o que resultou no bulldog francês.
Mas como essa raça recebeu esse nome se ele surgiu na Inglaterra? Essa pergunta é bem frequente, mas acontece que durante a revolução industrial, essa espécie foi levada para a França e se popularizou bastante lá.
Ter um bulldog francês era algo tão popular e querido que a maioria dos burgueses possuíam um desses animais, além de ser um dos cães que os artistas franceses mais adoravam de ter como companhia.

Quais as suas características?
A principal característica dos bulldog é sem duvida seu rosto e nariz, pois seu rosto possuí um formato muito similar a um quadrado, o que é um pouco incomum em outras espécies.
E já o seu nariz é achatado e com as narinas abertas o que resulta em uma respiração um pouco dificultada. Essa questão do nariz é algo que deve ser levado em consideração quando for optar em adquirir esse cão.
Pois é comum que esse cachorro desenvolva problemas respiratórios com o tempo, então é necessário visitas frequentes para analisar a saúde do animal e evitar futuros problemas e manter a qualidade de vida do mesmo.
Outra característica marcante e que muitos acham fofo, são as ruguinhas presente no rosto e até no corpo do bulldog francês, o que é, mais uma vez, algo muito incomum entre varias espécies de animais.
O pêlo dessa cachorro também é um ponto muito importante a ser discutido, pois é muito macio e brilhoso, o que requer cuidado para manter a saúde dos fios, com um banho apropriado por pelo menos uma vez ao mês.
É um animal sociável?
Como já foi dito anteriormente, essa raça se tornou muito popular e o motivo central é devido a sua esperteza e sua personalidade muito amigável, pois esse pet acabou se tornando um queridinho para as famílias.
Tanto os pais quanto os filhos conseguiam interagir sem problemas com o bulldog francês, ele é um cachorro muito brincalhão e ativo, e por ser de porte pequeno, não apresenta muitos riscos na hora de brincar com as crianças.
Mas tudo tem um lado negativo, por ser um pet que se apega facilmente e é bastante carinhoso e amável, esse animal precisa de atenção, pois pode desenvolver problemas psicológicos como a ansiedade decorrente da separação.
Ele também é um animal muito esperto, sendo facilmente treinado, seguindo comandos e regras, ele consegue reconhecer seus tutores facilmente e tem um ótimo instinto de proteção e lealdade.

Quais cuidados devo ter?
Esse cão necessita de cuidados muitos específicos em relação a sua respiração, tendo sempre que ter um olhar atento nesse quesito para que ele não desenvolva dificuldades respiratórias.
Outro ponto é que esse animal é mais adaptado a áreas externas, ou seja, não é um cão que possa ser criado em um quintal. O melhor é ele ficar dentro de casa principalmente devido as questões climáticas, pois o calor pode não lhe fazer bem.
Saiba tudo sobre Pug aqui!