Vermifugação quando é preciso fazer?

Você sabia que existem vários tipos de vermes que podem parasitar o corpo do seu pet? Quando esses vermes não são eliminados, o bichinho pode adoecer. Então, para você evitar que isso aconteça, é preciso ficar sempre atento à vermifugação. Veja o que é e como ela funciona!

O que é vermifugação?

Todo mundo fala que é preciso sempre garantir que a proteção do seu cão ou do gato esteja em dia. Mas, afinal, o que é a vermifugação? Como esta palavra é mais utilizada na rotina de quem já é tutor de pet, é comum que pessoas inexperientes ainda não a conheçam bem.

O processo implica em dar um vermífugo para o seu animal, ou seja, administrar um medicamento com a finalidade de eliminar os vermes que possam ter. Esse procedimento deve ser realizado quando o animal é ainda filhotinho e depois adulto. Afinal, assim como as pessoas, nossos pets podem ser parasitados por vermes durante toda a sua vida.

Por que a vermifugação dos animais é tão importante?

Assim como acontece com os humanos, os nossos animais de estimação podem ser acometidos também por diversos vermes. Uma vez que esses parasitas estejam presentes no corpo deles, podem se instalar em vários órgãos diferentes.

Cada tipo de verme gosta de ficar em um órgão. O Dioctophyma renale, por exemplo, é um tipo de parasita no rim dos cães. Já o Echinococcus sp é um parasita que fica no intestino, enquanto o Dirofilaria immitis se instala no coração. Também existe o Platynosomum fastosum, que fica no ducto biliar do seu gatinho.

Quando esses parasitas estão no organismo de nossos pets, além de utilizaram os nutrientes que o animal ingere, podem causar as lesões nos órgãos. Isso leva o bichinho a desenvolver vários tipos de doenças e de sintomas de verminose em cachorro ou gato.

Para que isso não aconteça, é super importante conversar com o médico veterinário para ele te indicar o melhor protocolo de vermífugos para os cães, para gatos e outros animais. Afinal, quando esse vermífugo é dado no momento certo, todos esses problemas causados por esses parasitas são evitados. Contudo, o Dioctophyma renale só há cura com uma remoção cirúrgica do verme no rim, um vermífugo não funciona neste caso.

Vermifugação quando é preciso fazer?
Fonte: freepik

Quando fazer a vermifugação dos seus filhotes?

Quando dar remédio de verme para o seu cachorro filhote? A vermifugação de filhotes dos cães e de gatos deve ser feita de acordo com uma prescrição do médico veterinário. Normalmente, a primeira dose é sempre administrada entre os 15 e 30 dias de vida, repetida depois aos 15 dias.

Após esse período, comumente acontecem novas administrações do vermífugo que são feitas até o sexto mês de vida. Contudo, isso também pode variar de acordo com a saúde do seu pet e o controle dos parasitas que a mamãe do filhotinho recebeu. Por isso, é realmente preciso sempre consultar o médico veterinário.

De qualquer maneira, saiba que existem os vermífugos para os cães e os gatos filhotes. Eles podem ser encontrados de forma líquida ou na pastosa, facilitando a administração desse medicamento.

Vermifugação quando é preciso fazer?
Fonte: freepik

Animais adultos precisam tomar vermífugo?

Sim, a vermifugação também deve ser feita por toda a vida do animal, pois sempre há chances do seu animal entrar em contato com os ovos de parasita ou ser picado por algum mosquito transmissor do verme do coração, por exemplo.

Já no caso dos gatos, sempre podem encontrar uma caça que esteja infestada de larvas. Dessa forma, é bem importante que a administração de vermífugos para os pets seja feita por toda a vida, até quando atingirem uma idade avançada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *