Você está pensando em criar um gato? Não faz ideia de qual raça escolher? Calma. Neste artigo você vai encontrar todas as informações sobre a raça Scottish Fold. Leia até o final e tire todas as dúvidas e se é a raça ideal para você criar.
Qual a origem?
Esta raça de gatos tem origem escocesa e é conhecido por suas orelhas características, chamando atenção por serem pequenas, para frente e dobradas.
Relatos indicam que a primeira ninhada desta raça surgiu em 1966 e seu nome tem significado de “dobra escocesa”, fazendo direta referência às duas orelhas.
- Dóceis e bem calmos.
Uma das principais características dos gatos da raça Scottish Fold é que eles são bastante dóceis e bem tranquilos e calmos.
Eles são considerados gatos populares, já que timidez não é algo que eles tenham. Se dão muitíssimo bem com as crianças e são muito leais aos seus tutores e familiares.
- Convivência com outros animais.
Apesar de muito sociáveis, a interação com outros animais requer uma atenção maior. Eles até convivem bem com outros animais na casa, entretanto é necessária uma boa adaptação.
Mia bem pouco e são muito brincalhões. Adoram ficar no colo e são realmente bem sociáveis. Receber visitas de humanos não será um problema para você.
- Facilmente adaptável.
Os gatos da raça Scottish Fold são muito inteligentes. Sua capacidade de adaptação é incrível, assim eles convivem bem em apartamentos pequenos ou ambientes maiores, até mesmo com jardim.
Claro que, ele tendo acesso a um ambiente externo, você deve se certificar que o local está telado e que ele permanecerá em segurança.
- Podem aprender truques.
Por serem sociáveis e bem inteligentes, os gatos desta raça são capazes de aprender alguns truques simples.
Aprendem, por exemplo, a buscar objetos que você jogar. Um detalhe interessante é que, mesmo sendo muito sociáveis, os gatos desta raça não têm uma comunicação muito fácil, então se eles precisam de algo não vai ser tão simples descobrir.
- Vida longa.
Os gatos Scottish Fold não possuem grandes problemas de saúde comuns à raça. Eles são fortes e bem resistentes à doenças, então não há registros de problemas específicos ou comuns da raça.
Não havendo outros problemas externos, os gatos Scottish Fold vivem em média 13 anos, uma boa longevidade para gatos.
Cuidado com as orelhas
Por sua posição para frente e com dobras, deve-se ter uma atenção especial com as orelhas destes gatos.
Eles necessitam que elas sejam limpas com maior frequência, já que suas dobras favorecem o acúmulo de cera. Essa limpeza além de higiênica previne o aparecimento de doenças nos ouvidos.
As orelhas não “nascem” dobradas.
Uma curiosidade sobre estes gatos é que suas orelhas, tão características, nascem retas, como qualquer outro gato.
Porém, a partir do 18° dia após o nascimento, elas começam a dobrar até ficar no formato que deixou a raça conhecida.
É possível encontrar alguns gatos desta raça que as orelhas permaneceram retas, e isso só é causado quando eles nascem sem o gene responsável pelo dobramento.
Pelagens variadas.
O tamanho deste gato está entre 50 e 60 cm, mas podem ser encontrados em tamanhos variados. Isso também é comum para sua pelagem que pode ser curta ou longa, e também sem um padrão oficial de cores.
Bom animal para a família.
É possível afirmar que os gatos da raça Scottish Fold são excelentes para qualquer tamanho de família.
Eles se dão super bem com adultos e crianças e se adaptam com facilidade a qualquer ambiente.
Os cuidados com sua saúde se aproximam do básico, sendo assim, um gato que não vai gerar muitos custos extras para mantê-lo.