Seu cãozinho está soltando bastante pelo, e você não sabe o que deve fazer? Calma! Independente de qual raça, todos os cães soltam pelo, alguns deles mais, outros menos.
Todos os dias caem e nascem novos pelos nos cachorros, isso não afeta a pelagem do seu pet. A duração das fases do crescimento determina a frequência que seu cachorro vai soltar o pelo.
Cães também apresentam uma perda de pelo sazonal, que geralmente acontece nas épocas de mudanças climáticas, do inverno à primavera. Assim, já no verão os cães ganham um tipo de pelagem bem mais curta e mais leve. Já pensando no inverno, os cães perdem os pelos curtos e ganham pelagem mais espessa.
A queda de pelo no cachorro é normal quando acontece de forma bem uniforme em todo o corpo do seu animal e não há a manifestação de nenhum tipo de sintoma, como a coceira, a vermelhidão, o inchaço ou uma mudança comportamental. Por isso, tenha sempre bastante cuidado em observar cuidadosamente a pelagem do seu companheiro.
Para amenizar a queda de pelo bem natural dos cães é necessário manter uma dieta super saudável, higiene adequada e a rotina de escovação. A frequência será de acordo com o tipo do pelo do seu cachorrinho, mas é mesmo ideal remover o pelo que já está solto, evitando assim que formem nós ou caiam pela sua casa.
Porém, se seu cão está perdendo muitos pelos mais que o normal e fora do ciclo da queda, é melhor mesmo ficar de olho! Saiba as possíveis causas dessa queda de pelo em cachorro:
Possíveis causas da queda do pelo em cachorro
- – Parasitas (piolhos, as pulgas ou os carrapatos);
- – Infecções fungais ou infecções bacterianas;
- – Reações alérgicas à alguma comida;
- – Alimentação desbalanceada;
- – Problemas relacionados nos rins, no fígado e tireoide;
- – Desordens hormonais, como o hipotireoidismo;
- – Doenças sistêmicas, como a doença do carrapato, as anemias ou infecções;
- – Trauma auto induzido com as lambidas e as mordidas à área;
- – Câncer;
- – Determinados tipos de medicamentos;
- – Períodos de cio, de gravidez, pós-parto e de amamentação;
- – Doenças imunológicas;
- – Queda de pelo nos cães causada por queimadura de sol;
- – Contato com algumas substâncias cáusticas ou que possam irritar a pele;
- – Estresse agudo, como as mudanças, as viagens, ou perda do tutor.

Existem cães que soltam mais pelos que outros?
Você sabia que existem alguns tipos de raças de cachorro que não soltam tanto pelo?
Os cãezinhos que soltam menos pelos são ideais para pessoas alérgicas ou para quem não tem tempo de escovar diariamente seu pet.
Conheça algumas opções:
- Maltês;
- Cão D’Água Português;
- Bichón Frisé;
- Yorkshire Terrier;
- Lhasa Apso;
- Boston Terrier
- Galgos;
- Schnauzer Mini;
- Poodle.
Como evitar a queda dos pelos dos cães?
Para evitar essa queda de pelos dos cães recomenda-se a escovação toda semana, além dos banhos regulares para manter a sua higiene. Cachorros mais peludos devem tomar um banho de 15 em 15 dias para evitar as possíveis doenças causadas pela umidade. Se o seu cachorro possui um pelo mais longo e mais volumoso, aposte sempre na tosa, mas não exagere muito, pois, a sua pelagem funciona como proteção e é responsável por manter a sua temperatura corporal em equilíbrio. Qualquer tipo de alteração, leve-o ao veterinário.
O que é alopecia em cães?
A alopecia nos cães é um tipo de dermatite que causa essa queda de pelos em áreas bem específicas. Algumas raças possuem uma tendência bem maior para desenvolver essa doença, são elas: o Chow-chow, o Poodle, o Husky Siberiano, Lulu da Pomerânia, entre outras.
Esperamos ter ajudado, até breve!
Saiba quais as doenças mais comuns em cachorros