Por muito tempo, nós passamos a acreditar que os cães enxergaram tudo em preto e branco, mas estudos recentes comprovaram que não é bem assim pois existem sim cores que eles podem ver.
Os cães já nascem enxergando?
Os cães, assim como muitas outras espécies, nascem totalmente cegos, e passam a enxergam com o tempo. Eles possuem total dependência de sua mãe para que possam sobreviver.
Por não conseguiram enxergar, a mãe dos filhotes fica responsável por eles até possam se virar sozinhos, o que pode acontecer depois de completarem um mês a dois meses de vida.
Os cães começam a enxergar após completarem três semanas de vida, mas ainda é uma visão limitada e até turva, o que melhora com o tempo, onde sua visão periférica fica completamente desenvolvida após os cinco meses de nascimento.
Após o cão começar a enxergar, ele se tornará muito mais ativo e mais curioso, buscando explorar, seguir e copiar sua mãe, nesse período é onde os treinos e socialização deve ser estabelecidos pelo tutor.
Mas sua visão só estará 100% desenvolvida a partir do terceiro mês de vida, onde ele poderá enxergar com mais clareza.
Os cães só veem preto e branco?
Esse mito é um dos principais que a população mundial acredita sobre os cães, mas ele está totalmente errado, pois mesmo os cães tendo uma visão diferente da nossa, eles ainda possuem a capacidade de enxergar algumas tonalidade.
Estudos apontam que os cães só possuem dois tipos de cones receptores de luz. Ou seja, enquanto nós conseguimos enxergar as três cores primárias (vermelho, azul e verde) os cães só enxergam duas cores.
Os cães só possuem a capacidade de perceber dois tons, que são: o amarelo e o azul. Isso acaba limitando a paleta de cores deles pois assim não ocorre a combinação e surgimento de outras cores originárias do vermelho.
Devido a essas ausência de cores, o cérebro do animal acaba incluindo o cinza para completar, então acaba que onde deveria ser as cores originárias do vermelho, ele acaba vendo tons de cinza.
Quais os cuidados necessários com a visão canina?
Uma das características mais importantes e que mais se destaca nos cães é a sua visão, pois mesmo tendo essa limitação das cores, eles ainda podem enxergar em grandes distâncias e até mesmo enxergar com perfeição no escuro.
Mas a área dos olhos acabam também sendo uma região muito sensível e propensa ao desenvolvimento de doenças em muitas raças de cães, é comum que a visão seja a prima da área a ser afetada quando o animal envelhece.
Por isso é necessário busca sempre levar o cachorro a consultas no veterinário e ficar atentos a sintomas que indiquem certa modificação na visão do animal, para que ele tenha uma vida mais feliz e saudável.
Alguns sintomas comuns para um cão que está tendo dificuldades na visão é a dificuldade de desviar de objetos, ele acaba esbarrando e batendo nos obstáculos na sua frente o que pode gerar lesões e mais danos a sua saúde.
Outros sintomas comuns é a coloração da íris e secreções corriqueiras, além do surgimento de tons esbranquiçado na córnea do animal. O melhor a se fazer nesses caso é, obviamente, busca ajuda de um profissional.
Nunca deixe os cuidar do seu animal para depois pois um diagnóstico precoce pode mudar tudo, o tratamento pode ser feito antes de uma doença pior se desenvolva e comprometa a qualidade de vida do cachorro.
Busque ser um tutor responsável e trate seu animal com o respeito e cuidado que ele precisa se atentando aos sintomas e mudanças que ele pode apresentar principalmente na velhice.