Função do Bigode para o Gato

Algo que tem muita importância para o bem-estar e a saúde dos nossos gatinhos são os bigodes. Não é só a estética, os bigodes possuem várias funções no dia a dia dos bichanos. Vou contar mais sobre esse assunto nessa resenha.

Os gatos possuem as vibrissas, que também são conhecidos como os bigodes. A vibrissa possui a origem latim medieval e o seu significado é vibrar. Diferente de nossos cabelos e bigodes, as vibrissas dos gatos ficam conectadas diretamente nos nervos faciais e quando vibram, enviam mensagens para o cérebro.

Essas mensagens do bigode para o cérebro acontecem pois elas estão conectadas diretamente ao sistema nervoso e também aos músculos. É por esse motivo que os gatos colocam primeiro a cabeça para saber se cabem em algum local.

Mas para que serve o bigode?

Fora o que já contamos sobre a mensagem para o cérebro, existem outros motivos para o gatinho ter esses bigodes. Mais uma questão das vibrissas, é o gato delas ajudaram os gatos a conseguirem se mover quando estão em pouca luz, fazendo com que ele tenha a função sensorial e um bom equilíbrio.

Os gatinhos possuem essa percepção tátil muito maior que a nossa, e esses bigodes não só cresce nos focinhos, mas sim, no corpo todo. Se você procurar no corpo do seu gato, irá encontrar nas costas, no queixo, na testa, as pernas e por todo o corpo.

Função do Bigode para o Gato

Posso cortar o bigode do meu gato?

No bigode, podemos encontrar os fios mais grossos no que o resto dos pelos do corpo e eles são tão sensíveis que são mesmo capazes de perceberem qualquer movimento ao redor dele. Deixar o seu gatinho sem bigodes seria realmente ruim demais para ele.

Cortando o bigode, o seu gato não sentirá nenhuma dor, mas com certeza ficara desequilibrado e desorientado por um bom tempo. Você poderá colocar em risco todo o bem-estar do seu gato, pois ele sairá sem nenhuma percepção do espaço em sua volta e acabará até batendo em objetos e móveis ao redor.

É por isso, que de jeito nenhum, você poderá cortar os bigodes do seu gatinho, pois como explicamos, ele possui as funções que são muito importantes para a saúde e bem-estar. Se no caso de você já ter cortado os bigodes, saiba que ele nascerá novamente.

Função do Bigode para o Gato

Posso mexer no bigode do meu gato?

Já sabemos que o bigode do seu gato não é apenas pelos e sim um órgão sensorial muito importante.  Se você ficar tocando e mexendo nos bigodes dos gatos, você poderá deixá-lo estressados e incomodados. O que mesmo queremos acima de qualquer aparência arrumada e bonita, é deixar o gato sempre confortável. Deixá-los estressados pode gerar arranhadas bem doloridas.

De maneira geral, todos os gatinhos possuem 12 vibrissas de cada lado do focinho, mas isso pode acabar variando de acordo com a raça do seu gatinho. No caso dos gatos Sphynx que é a raça que não tem pelo, esses não possuem bigodes, por isso eles possuem uma menor percepção do espaço, de orientação e de equilíbrio.

Outro ponto importante de mencionar é que assim como outro qualquer pelo, o bigode do seu gatinho também tem um ciclo de vida e pode cair. Mas se no caso todas as vibrissas do seu gatinho cair de uma vez e ele apresentar qualquer outro sintoma. Como falta de apetite e a apatia, leve imediatamente ao veterinário.

A queda dos cabelos e dos bigodes pode ser um sinal ou sintoma de algum problema de saúde no seu bichano, como a desnutrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *