Nossos animais de estimação, sejam eles os cães ou os gatos, são os nossos amigos leais para todas as horas, não é verdade? Estão sempre demonstrando o afeto de uma maneira ou de outra.
Mas eles não falam, e quando eles ficam doentes, chegamos a nem perceber sobre isso, muitas vezes. Daí vem essa necessidade de ficarmos bem atentos à saúde do pet, visto que qualquer sinal sobre esse pode ser indício de que algo realmente não vai bem.
Sendo assim, neste texto, separamos aqui alguns sinais que podem mesmo apontar problemas na saúde do pet, que na maioria das vezes não damos tanta importância. Confira aqui os mais comuns deles:
Diarreia
A diarreia pode ocorrer por vários motivos, tanto nos gatos como nos cachorros. Um motivo bastante comum é um animal ter ingerido algo que não faz muito bem ao seu organismo. No entanto, outras causas também podem provocar a diarreia, como a ação das bactérias que provocam as doenças infecciosas, bem como algumas doenças já preexistentes.
Por isso, é bem importante não demorar muito para poder levar o pet ao veterinário, principalmente se esse quadro persistir. A tendência é que ele perca mais do potássio e corra o risco da desidratação. Sob os cuidados médicos, o pet passará por um tipo de exame clínico e os devidos dos exames laboratoriais.
Mudanças nos hábitos de higiene
Esse sinal é muito comum nos felinos, pois são os animais que instintivamente são bem caprichosos e asseado. Dessa forma, quando algo não vai muito bem com a sua saúde, eles deixam um pouco de lado todo esse hábito de se lamber. Isso pode ser percebido super facilmente pelo seu tutor principalmente, pois a sua aparência começa a apresentar os sinais de desleixo.
O contrário também ocorre de: o gato pode começar a se lamber muito. Essa mudança pode ocorrer devido à presença dos parasitas na pele, o que pode ocasionar a perda de pelo ou da dor. Fique sempre atento à saúde do pet e leve sua mascote ao veterinário.

Tristeza repentina
Caso o seu cachorro ou gatinho passe a apresentar uma tristeza muito incomum, suspeite. Isso pode ser percebido quando o seu animal passa a dormir em grande excesso ou mesmo quando não se interessa mais pelas brincadeiras e brinquedos que costumavam distraí-lo.
Isso é bem comum no caso dos cachorros que, de uma hora para outra, passam a ficar bastante sozinhos durante o tempo. Uma boa medida para poder evitar tal problema é o tutor dedicar um pouco mais tempo a eles quando estiver em casa, como aumentar o tempo dos passeios diários ou dispensar mais tempo nas brincadeiras.
Beber muita água
Ao mesmo tempo que não é muito bom beber pouca água, consumi-la demais não tendo nada que justifique isso, como as altas temperaturas e o excesso de exercícios, pode ser um grande sinal de algum problema de saúde.
A polidipsia, é um quadro médico que caracteriza essa sede excessiva, pode ser um sinal das doenças como diabetes, a doença renal, a pielonefrite, entre outras. Por isso, se perceber esse sintoma, busque levar logo seu pet a uma consulta veterinária para avaliação.
Olhos com sinais incomuns
Olhos com secreção, olhos esbranquiçados ou vermelhos podem indicar os problemas sérios. Glaucoma, as úlceras na córnea, a conjuntivite e também dermatites são alguns exemplos das doenças oculares que podem acometer cães e gatos.

Olhos lacrimejantes e corrimento nasal
Corrimento nasal e os olhos lacrimejantes podem ser os indícios de doenças respiratórias. Não deixe esse problema se agravar e marque logo uma consulta com o veterinário para utilizar os medicamentos mais adequados para o seu pet.
Saiba mais sobre Vermifugação aqui!