Como Detectar Câncer de Próstata no Seu PET

Todos sabemos que em novembro acontece a conscientização do combate ao câncer de próstata aqui no país, e esse mês falamos sobre como é importante ter esse cuidado com a saúde masculina. Mas o que você talvez não saiba, é que esse tipo de câncer também pode acometer os nossos gatos e cães.

Nos cachorros que possuem mais de 4 anos é possível que ocorra alterações na chamada de glândula prostática e no caso dos gatos, essa alteração pode ser um pouco mais rara, porém, acontece. Por isso os cuidados com as duas espécies devem ser os mesmos.

Por isso, nesse texto te darei algumas informações que são bem importantes para que você saiba como prevenir e se for preciso, diagnosticar essa doença de forma precoce. Então, para saber melhor, leia o texto até o final.

Prevenir é muito importante

Mesmo que os fatores dessa doença são muito grandes devido a idade do pet e também a fatores genéticos, a prevenção é a maior aliada dos nossos animais e capaz de evitar e de postergá-la, por isso é tão importante que todos os tutores fiquem atentos e saibam sobre os devidos cuidados.

A visita de forma regular no veterinário é mesmo indispensável desde que o seu pet é filhote, independente da raça, da idade, leve-lo no médico veterinário é a melhor forma de preveni-lo contra possíveis doenças.  Pois só um profissional é capaz de dar os cuidados que são essenciais para a saúde dos bichinhos.

Contra essa doença, o que é altamente recomendado é o exame de imagem os cachorros de grande porte, depois dos 5 anos de idade, para os cães de médio porte a partir dos 7 anos. O exame de toque são os mais recomendados e podem ser realizados sempre que achar necessário.

Já para os gatinhos, mesmo esse tipo de câncer ser menos recorrente, os exames e consultas de forma periódicas devem ser necessários. O médico veterinário irá indicar quais as medidas que devem ser tomadas para cada animal.

Além das visitas ao veterinário e manter os exames sempre em dia, o animal ter uma dieta saudável, com uma avaliação nutricional é um ótimo meio de prevenção para muitos tipos de doenças. E fora a dieta saudável, manter o seu pet ativo também é preciso.

As brincadeiras e passeios devem estar sempre presentes na vida do bichinho. Separe um horário do seu dia para poder se dedicar ao seu pet, isso irá auxiliar na saúde mental, física e também na felicidade do seu amigão.

É importante saber que castrar o seu animal não irá protegê-lo do câncer. Mesmo depois de castrados, o seu pet pode desenvolver essa doença. Mas é claro que isso não irá diminuir a importância que é castrar o seu animal. Pois isso irá preveni-lo de outros tipos de enfermidades.

Como Detectar Câncer de Próstata no Seu PET

Quais os sinais clínicos da doença?

Os sinais clínicos dessa doença podem variar devido ao estágio que o câncer se encontra, e mesmo assim, nem sempre eles são tão específicos. Preste atenção em sinais como a dificuldade de defecar e também de urinar, encontrar sangue na urina do animal, fezes com um aspecto alterado, perda do apetite e a dificuldade em se locomover.

Com qualquer um desses sintomas e sinais que foram mencionados, você deve procurar um veterinário com urgência para o seu pet pois o diagnóstico precoce ajuda a evitar grandes complicações e ajudar na chance de cura da doença.

Para ter o diagnostico certo da doença, deve ser realizado o exame de toque retal e também a ultrassonografia e se houver a suspeita do câncer, deve ser feito uma biópsia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *