Eu tenho certeza de que você já viu ou ouviu falar sobre o cachorro da língua azul e da juba de leão? O Chow Chow é uma raça de cães bastante exótica e conhecida por todo o mundo. Se você possui um cãozinho desse ou tem interesse sobre ele, leia o texto para saber mais.
Um cão reservado e leal, o Chow Chow é um cachorro de um dono só por toda sua vida. Mas é importante que você imponha sempre a sua autoridade para que ele não se sinta o dono da matilha.
Origem e história do Chow Chow
Há registros encontrados do Chow Chow em esculturas e em cerâmicas na China em 206 a.C. Muitos historiadores dizem que a sua ancestralidade é ainda mais antiga e foi originaria na Sibéria e na Mongólia e só depois, levado para China.
Características e temperamento do Chow Chow
Podemos encontrar essa raça em cores uniformes, como preto, vermelho, creme, canela e em azul. Os da cor vermelha são os mais encontrados, podendo variar um pouco entre o castanho claro e dourado.
Esses cães são reservados, são mais distantes e por incrível que pareça, não são muito fãs de carinhos. São bem independentes e teimosos, mesmo tendo todo aquele fofo que é bastante convidativo para abraçar, eles não gostam de serem agarrados, principalmente por pessoas estranhas e por crianças.
A raça é bem inteligente e pode ser facilmente adestrada. Para quem tem um cão desse, é fato que não espere ter uma adoração ou agitação ao chegar em sua casa, por exemplo. É um cão que gosta de ser tratado com respeito e com dignidade.
Ele não é um cão ‘’boa praça’’, possui uma postura indiferente, altiva e muitas vezes distante. Por isso, é um cão que precisa ter um adestramento, principalmente, com a socialização. É um cão que geralmente estra e suspeita de pessoas estranhas.
Quando o seu tutor apresenta o estranho para ele, ele saberá conviver, porém na ausência dessa apresentação, a pessoa não poderá passar ilesa. Para que você tenha um cão que conviva bem com estranhos e com crianças, é importante adestrá-lo desde filhotinho.
É uma raça que não late quando não é necessário, é do tipo que morde primeiro e late depois. Quando filhotes, quase sempre são bem-comportados e não costumam apresentar os comportamentos desobedientes e destrutivos.
Além disso, é uma raça bastante comportada, não costuma comer os seus sapatos e nem arrancar as suas roupas do varal, comer seus objetos e seus móveis. Porém, se sentir-se desafiado pelo seu tutor, pode mesmo ficar desobediente e até agressivo.
Cuidados com o Chow Chow
O seu pelo é bastante denso e precisa de cuidados, pois um dos maiores problemas dessa raça é o emaranhamento, pois os fios são densos e ásperos. Você precisará de uma escova para esse tipo de pelagem para que não ocorra os nós e também para que ele não perca muitos pelos pela sua casa.
Os olhos da raça também precisam de cuidados, é preciso adotar um cronograma para realizar a limpeza, pois como é uma raça de muito pelo e de uma dobrinha acima das sobrancelhas, pode acumular sujeiras e é importante limpar e secar sempre a região.
Os banhos podem ser dados semanalmente ou quinzenalmente, vai depender da necessidade. É importante sempre o secar muito bem para que não ocorra a descamação da sua pele. Orelha devem ser sempre limpas e as unhas aparadas. Essas são as principais informações sobre o Chow Chow.