A catnip ou também conhecida como a erva do gato, é uma planta bastante popular entre os tutores de gatos, pois é uma planta que traz inúmeros benefícios a saúde física e mental do animal.
O que é?
Essa planta é da mesma família que a hortelã e aqui no Brasil ficou popularmente conhecido como “erva do gato”, essa plantinha é totalmente segura e recomendada pelos veterinários.
Essa planta surgiu em regiões europeias e asiáticas de clima temperado, mas em pouco tempo, a catnip ficou muito popular e muitos donos de gatos adquiriram essa ervinha na vida dos seus pets.
Mas seu uso com animais é algo que nem sempre foi comum, já que ela é da mesma família da hortelã, não é de se admirar que em algum momento alguém já teria a utilizado como tempero.
E isso realmente aconteceu no período da idade média e entre os povos egípcios, onde a erva do gato foi muito utilizada como tempero em sopas e molhos para agregar mais sabor e atiçar um gosto diferenciado a comida.

Quais são seus efeitos?
A erva do gato é um produto muito comercializado com o intuito de aliviar os gatos, tanto que muitos especialistas recomendam o uso dessa erva por pelo menos 1 vez por semana para trazer mais paz e relaxamento ao seu mascote.
Suas propriedades são muitas incluindo o alívio das dores. Os gatos na sua maioria são considerado “espíritos livres”, isso quer dizer que ele amam andar e se aventurar por ai, o que pode causar estresses e dores musculares.
Imagina o tanto que esses animais fofinhos andam por ai descobrindo novos lugares e explorando seus territórios, essas dores musculares podem ser minimizadas com o uso da erva do gato.
Ela naturalmente causa uma sensação de relaxamento e faz com o animal depois do seu uso esteja mais calmo e até mesmo mais disposto e animado, o que resulta em mais benefícios a saúde do mesmo.
Nos primeiros minutos, é comum o animal ficar bastante eufórico e animado, se esfregando constantemente sobre a erva e ficando cada vez mais brincalhão e animado por cerca de 15 minutos.
Qual a sua utilidade?
Essa erva pode acabar sendo bastante útil em acalmar o seu pet em momentos em que seja necessário, como em caso de viagens ou quando tem pessoas ou novos animais na casa.
Também é bastante útil para aliviar e tirar a tensão acumulado do gatinho fazendo ele se sentir mais relaxado e mais confortável durante o dia.
Segundo muitos veterinários e especialistas em ervas, a catnip possuí a capacidade de melhorar o bem estar do gato fazendo com que tosses, cólicas, insígnias, diarreias, dores de cabeça e gripes sejam tratadas de forma segura e rápida.
É perigosa?
Uma das perguntas mais frequentes quando se trata da erva do gato é se ela pode viciar o animal, e a resposta é que não existe nenhum risco do animal se viciar pois é uma planta inofensiva e legalizada.
O único ponto negativo é que seu uso muito constante fará com que seus efeitos diminuem já que o animal começará a se acostumar e criar uma certa resistência a planta, por isso seu uso deve ser moderado ou em apenas ocasiões especiais.

Como o gato agirá?
É muito comum que o gato fique bem mais agitado nos 15 minutos após o contato com a catnip, mas outros comportamentos comuns é o balanço do rabo, babar, correr bastante, saltar, etc.
Todos esses comportamentos são normais e logo após o efeito passar o animal vai logo dormir e descansar por um bom tempo.
Leia também sobre a raça Maine Coon