Castração Evita Câncer de Próstata em Cães e Gatos

Em novembro acontece a prevenção do câncer de próstata nos animais e a castração é um tema bem polêmico e causa dúvidas, será que um animal castrado tem menos chance de desenvolver a doença?

Muitos estudos foram realizados para responder essa pergunta e os resultados nos mostram grandes controvérsias para esse tipo de procedimento. Com esses estudos, temos informações atualizadas e novidades sobre a castração.

O que todos sabem é que castrar uma fêmea evita que ela desenvolva o câncer de mama, mas será que castrar um macho evita o câncer de próstata? É normal que os tutores castrem a suas fêmeas antes de completarem os 6 meses, para que diminua ainda mais a chance de elas desenvolverem os tumores nas mamas.

Os estudos também nos mostraram que as cadelas que não tiveram o banho de hormônio sexual no seu cérebro devido a castração, faz com que elas tenham alterações comportamentais, tenho ansiedade e até mesmo comportamentos agressivos.

No caso dos machos, esse assunto também nos faz refletir, pois o câncer de próstata na maioria das vezes se manifesta nos cães que são castrados. Por isso a resposta é, não, castrar um macho não evita o câncer de próstata.

Apesar de não ser muito frequente, esse câncer pode atingir sim os nossos animais. Ele acaba se desenvolvendo por problemas hormonais e também pelo desequilíbrio da testosterona, fazendo com que ocorra uma multiplicação bem desordenada e anormal das células nessa região, fazendo que ocorra o aumento da próstata.

O câncer acomete com maior frequência os machos que possuem mais de 6 anos. Isso pode ocorrer também com os felinos. Por esse motivo é importante a prevenção e um diagnóstico bem precoce, pois assim aumenta a chance de curá-los dessa doença. Ele pode diagnosticado com exames de urina, sangue, raio x, ultrassom e biópsia.

Castração Evita Câncer de Próstata em Cães e Gatos

O câncer de próstata é um tumor maligno que se desenvolve no cão e essa condição necessita de um tratamento adequada, cirurgia e também de quimioterapia. Veja agora quais os sintomas que essa doença causa:

  • Apatia
  • Fezes com formato anormais
  • Retenção de urina e fezes
  • Sangue na urina
  • Urinar muitas vezes e em pequenas quantidades

Só é possível detectar se o seu cão está com câncer de próstata por meio de exames que não são invasivos e são indolores.

Para quem não sabe, a próstata é uma glândula que fica localizada no sistema reprodutor dos machos, na região pélvica. Esse câncer pode ser bem raro nos animais, mas pode acontecer e isso impacta bastante na qualidade de vida do seu pet.

É um tipo de câncer bastante agressivo e acomete os animais mais velhos, o exame deve ser feito em animais acima dos 5 anos. Por ser perigoso e ter um crescimento muito rápido, é de mega importância a prevenção.

Se você perceber em seu cãozinho qualquer desses sintomas que citamos acima, leve de forma imediata o seu pet para o veterinário para que ele o examine e indique o melhor tratamento para prolongar e garantir mais qualidade de vida para seu amigão.

Castração Evita Câncer de Próstata em Cães e Gatos

Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor maneira para essas doenças, assim como um diagnóstico precoce para a possibilidade de cura do seu pet, mais ainda se eles já forem idosos. O tratamento pode ser feito por cirurgias e com quimioterápicos.

As visitas no médico veterinário são ideias e sempre o seu melhor aliado para ter esses acompanhamentos da saúde do seu animal e poder rapidamente identificar qualquer tipo de sintomas e diagnósticos de maneira rápida. Fique sempre atento a qualquer comportamento diferente e sintoma com a saúde do seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *