Existem algumas atitudes que são bem simples e que podem mesmo transformar muitas e muitas vidas caninas e fazer com que diminua grandemente o número do abandono de animais nas ruas. Por isso, dezembro, é uma data bem importante para essa grande causa animal, pois é o mês da conscientização contra o abandono animal.
No fim do ano, muitas pessoas e famílias saem para viajar de férias e muitas pessoas acabam não incluindo o pet na viagem, parece mentira, mas é a verdade. Por isso, muitos cães são abandonados nessa época do ano, criando então o dezembro verde.
Com essa situação se aponta um fator bem importante que é a carência das adoções por todo o país. O abandono de animais é um crime previsto pela lei e que leva a uma pena de 2 anos a 5 anos, com proibição da guarda e da multa.
Geralmente, as pessoas usam as desculpas para o abandono a dois tipos de fatores, como a impulsividade que tiveram na hora de adotar o bichinho e também pela falta de conhecimento sobre todas as necessidades desse animal, com a falta de planejamento, a rotina, o tempo e o dinheiro que é gasto.
Existem ainda outras desculpas que são usadas também para justificar esse abandono, como os latidos em excesso, objetos e móveis que podem ser destruídos, as doenças ou a idade do pet. É certo que todas essas justificativas não têm comprometimento nenhum com a vida do bichinho.
Se informe antes de adotar
É necessário saber todas as informações antes de adotar para que se evite o abandono, pensar também na expectativa de vida do animal e da qualidade de vida. Todas as fases do animal, seja ela filhote ou adulta, é preciso dos cuidados específicos, mudanças com a rotina e alimentação.
Não é frescura cuidar do pet, é preciso vacinas, castrar, passear todos os dias, alimentar de forma correta, brincar e dar atenção que eles merecem. Por esse motivo, não basta adotar um amiguinho apenas por ter achado bonitinho, para dar de presente ou para não ficar sozinho em casa.
Os pets precisam de atenção, possui suas próprias necessidades, precisam latir, miar, brincar e correr todos os dias.
Como erradicar o abandono?
É fato que apenas uma pessoa não conseguirá ajudar todos os cães e gatos de rua, mas é fato que se cada um puder fazer a sua parte e se conscientizar e passar isso para outros tutores, com certeza, teremos bem menos abandono dos animais e mais pets felizes.
Informar, advertir e alertar as pessoas sobre os perigos e o mal de abandonar o pet, realmente não é tão simples, mas só assim que podemos impactar mais vidas. Antigamente, os cães não eram vistos com sentimentos ou como parte da família.
Existem ainda, infelizmente, muitos tutores que enxergam os animais como descartável, seres inferiores. Essa crença de maus tratos e do abandono pode ser mudada de algumas maneiras:
- Informando os conhecidos, familiares e amigos;
- Alertando sobre todos os problemas que podem ser gerados por causa desse abandono;
- Compartilhando todas as matérias que são confiáveis em suas redes sociais;
- Fazer a orientação com estudos que comprovem que os animais que são abandonados acabam sofrendo; ansiedade, sentimentos negativos e medo.
Existem muitas ongs que podem ser apoiadas e que precisam de ajudar para acabar com todo esse abandono, até mesmo os que já foram resgatados. Essas instituições geralmente ficam superlotadas com o grande número de animais abandonados.
Você pode ajudar essas instituições com doação de dinheiro, com doação de itens de pets, remédios e rações, além de postar sobre elas nas redes sociais