Você tem um gatinho que está ficando velho? Eu sei que se preocupar com o bem-estar dele é comum e mesmo que cada gato tenha um temperamento e característica, um gato que é idoso se comportam quase sempre da mesma maneira e precisam dos mesmos cuidados.
Existem exceções e alguns gatos possuem problemas de saúde e comportamentos que acabam fazendo com que seus tutores tenham os cuidados mais específicos. Se você tem um pet idoso, leia o texto até o final para saber sobre os novos cuidados nessa fase.
Os felinos já são considerados idosos quando atingem os 7 anos de vida e é nesse tempo que precisamos redobrar os cuidados. Igual os humanos, os gatinhos também podem ter mudanças no seu comportamento e ter mais propensão a doenças.
Os sinais começam aparecer nesse período pois ocorre a diminuição de algumas células do corpo do animal e também do funcionamento de órgãos importantes do animal, como por exemplo o sistema imunológico e o coração.
Veja como são dividias as fases na vida de um gatinho: os gatos filhotes são de 0 a 12 meses, um gato adulto de 1 ano aos 7 anos e um gato idoso de 7 anos em diante.
Para conseguirmos aumentar a expectativa dos nossos amiguinhos e fazer com que ele se sinta mais confortável, é importante que nós tutores, nos dediquemos um pouco mais a eles. A expectativa de vida dos gatinhos nos dias atuais está cada vez maior.
Existem pessoas que acreditam que o gato só fica um adulto mesmo maduro a partir dos 7 anos de idade e só quando completam os 10 anos que podem ser mesmo considerados gatos idosos.
Como se comporta um gato idoso?
Os gatos envelhecem bem parecidos com os seres humanos, existem algumas dores que possam aparecer, algumas das funções do corpo não respondem tão bem como antigamente e a disposição também fica diminuída.
Os problemas cognitivos são os responsáveis por causarem as mudanças de comportamento nos gatinhos. A disfunção cognitiva que é a perda ou apenas a redução da memória, da capacidade de aprender, da atenção e do raciocínio.
- Estresse
- Perda de apetite
- Marcação de território
- Necessidades em lugares impróprios
- Miados excessivos
- Diminuição do auto higiene
As dores articulares podem ser muito comuns nos gatinhos idosos, isso ocorre devido ao desgastes em suas cartilagens ao longo de todos os anos, causando as dores crônicas, a dificuldade de caminhar e a perda da mobilidade.
Essas dores podem fazer com que o pet tenha limitação de algumas ações durante o seu dia, como utilizar a caixinha de areia e de subir em móveis mais altos, algo que era muito fácil e comum no gato mais novo.
Para cuidar de um gato idoso temos que oferecer uma melhor qualidade de vida para eles, como por exemplo:
- Enriquecer o ambiente para ele
- Oferecer uma boa alimentação, que seja bem adequada para os gatos idosos, pois os gatos idosos acabam perdendo a apetite
- Promover uma rotina com algumas atividades mentais e físicas
- Cuidar de sua higiene
- Manter sempre o seu ambiente organizado e limpo
- Lava-lo em consultas com frequência no veterinário
Esses são os principais cuidados que você deve ter com o seu gatinho que está com a idade mais avançada e chegando na velhice. Lembre-se que além de tudo isso que citamos acima, eles precisam também de muito carinho e amor dessa nova fase de suas vidas.