É muito importante sempre manter os nossos animais protegidos de todos os parasitas externos que podem comprometer bastante a vida com as doenças e com as reações alérgicas. Saiba agora como você pode proteger o seu pet dos carrapatos, das pulgas e dos mosquitos.
É claro que todos os tutores devem saber que precisam sempre manter a higiene do seu gato e do seu cachorro em dia, dessa maneira é muito mais fácil de evitar os parasitas externos e que podem ser bem perigosos para eles, mas não é só a higiene que precisa de atenção, existem outras coisas que você pode fazer para evitá-los.
No caso das pulgas, por exemplo, elas tomam conta de todo o corpo do seu pet fazendo com que ele sinta muita coceira e isso pode causar grandes alergias e até mesmo a queda do pelo, nos casos das infestações que são mais severas, chegam até provocar a anemia. Esse parasita gosta muito de ambientes bem quentes e úmidos, como o corpo do seu animal, pois assim elas conseguem se proliferar facilmente.
Os carrapatos também encontram abrigo e comida no seu pet, podendo levá-los a anemia e podendo transmitir um tipo de protozoário que causa uma doença que é chamada de babesiose, bastante perigosa para eles.
Saiba agora algumas dicas para deixar esses parasitas longe do seu pet
Muitas pessoas acreditam que acha que tratar o animal é o suficiente para acabar com esses parasitas, mas na verdade, o hospedeiro só carrega apenas 5% dessa praga, o resto fica na casinha do seu pet, na sua cama no cobertor, na grama.
Por isso, é bem importante fazer toda a limpeza do ambiente, acabar com os possíveis ninhos desses bichinhos que podem estar abrigados nas paredes ou em locais mais altos, pois realizando essa limpeza, evita a sua proliferação.
Existem também os antiparasitários orais que são os mais novos no mercado pet e possuem uma grande eficácia contra esses parasitas, como os carrapatos e as pulgas, só não funcionam para o caso dos mosquitos. Há também opções no mercado de comprimidos palatáveis para os cachorros que os protegem de 30 a 90 dias.
As pipetas também são eficientes para os pets, essas são aplicadas no dorso no animal. Atingindo a pele, elas começam a fazer efeito e agir de 24 a 48 horas depois de aplicadas e possuem uma ação de 30 dias. As pepitas protegem seu pet de carrapatos e pulgas e algumas delas funcionam também como repelente de mosquito.
Coleiras com proteção de parasitas também podem ser uma boa opção para proteger o seu pet, essas são colocadas no pescoço do seu animal e realizam a proteção de 3 a 6 meses. A coleira fica impregnada com uma substância que vão sendo liberada lentamente.
Essas precisam de mais atenção pois podem acabar intoxicando o seu animal ou causar algum tipo de alergia. Para casas com crianças, as coleiras também não são indicas. Essas também podem possuir ação de repelente.
Existem também os sabonetes e shampoos, porém, esses não fazem a proteção, eles apenas eliminarão os parasitas que estão no corpo do seu pet naquele momento, o animal voltando pro ambiente contaminado não estará protegido e terá o seu corpo atacado novamente pelos parasitas.
Realizar o controle dos parasitas externos é ótimo para os pets, além de mantê-los livres de um grande incomodo que é esses parasitas pelo corpo e as picadas, o risco do contágio de algumas doenças que podem ser transmitidas por eles, como as infecções por bactérias, verminoses ou protozoários diminui bastante.