Todos sabem que não se deve dar alimentos de humanos para os animais, mas será que frutas se enquadram nesse critério?
Leia este artigo até o final e descubra se pode ofertar frutas aos seus cães, e se sim, quais frutas estão liberadas para o cachorrinho comer?
Comidas seguras e comidas prejudiciais
É preciso entender que nem todo tipo de alimento é seguro para os cães. A primeira informação para te tranquilizar, é que os cães podem sim comer frutas e legumes, mas não são todas as frutas e legumes.
Este artigo vai te auxiliar e tirar todas as dúvidas para que você não coloque em risco a saúde do seu amigão.
- Opção saudável.
Ofertar frutas e legumes para seu cãozinho, na verdade, é uma excelente e saudável opção.
Animais que comem frutas tem uma maior variedade no cardápio além de ter alternativas aos petiscos, e ainda consegue garantir mineiras e vitaminas que mantém a boa saúde do cão.
- Cuidado com o que não pode.
Apesar de ser saudável, nem toda fruta é permitida e recomendada para os cães. É preciso que o tutor esteja atento para não ofertar frutas que coloquem em risco a saúde do animal.
As frutas permitidas podem ser inseridas na rotina alimentar do animal, assim a aceitação se torna mais fácil e não haver repulsa quando você der apenas fruta para ele.
Fibras, vitaminas, antioxidantes e minerais. Estes são alguns dos principais benefícios que as ingerir frutas vai proporcionar para o seu pet.
- Hidratação.
As frutas são grandes fontes de água, e quando o cão come com frequência o animal permanecerá hidratado e principalmente naqueles dias que está mais calor.
Melancia é uma excelente alternativa como um petisco para o verão, pois é uma fruta refrescante e possui grande quantidade de água em sua composição.
Outra forma de oferecer fruta ao animal é apresenta-la como um picolé natural, bastante congelar, vai ser saboroso e bem refrescante.
- Potássio e carboidratos.
Para oferecer estes nutrientes ao cão, a banana é uma fruta excelente. Um alerta para a oferta de banana, é que ela é uma fruta calórica, então não ofereça em grandes quantidades.
Ao invés de dar uma banana inteira, você pode cortá-la, sem casca, em pequenos pedaços, como um petisco e não como uma refeição.
- Maçã é rica em vitaminas.
Minerais, vitaminas A, B, C, E e K e água, a maçã pode ser oferecida aos cães. Ela tem uma boa aceitação, é bastante digestiva e tem menos calorias que a banana. Lembre-se de tirar as sementes, antes de dar ao cachorrinho.
- Cuidado com o mamão.
Quase todos os cães adoram mamão. Ele é rico em vitaminas A e C, além de conter uma boa quantidade de fibras em sua composição.
Muito benéfico para a saúde do animal, o mamão deve ser ofertado com moderação. Assim que oferecer pela primeira vez, observe se há alguma alteração nas fezes do animal.
Essa fruta pode tornar o funcionamento do intestino mais rápido, então, observe se não haverá a ocorrência de diarreia após a ingestão da fruta.
- Laranja pode dar até o bagaço.
Calma. Para cães grandes, espremer a fruta e oferecer o bagaço pode ser feito de vez em quando.
Por ser muito doce, dar laranjas em excesso aos cães pode levar ao sobrepeso. Tal qual o mamão, a laranja também estimula o intestino do animal. Portanto, ficar alerta se há alguma alteração nas fezes.
- Ofereça como petisco.
Agora que você já conhece as frutas que pode oferecer ao seu cão, o ideal é oferta-las em formato de petisco, para facilitar a aceitação do pet.