Se você tem um animal de estimação, já deve saber que nem todo alimento deve ser oferecido a eles. Bem mais do que manter seu bichinho bem educado, os alimentos que não são destinados a eles podem fazer muito mal à sua saúde.
Caso não tenha noção do que pode ser prejudicial ao seu animalzinho ou está curioso sobre o assunto, este artigo contém todas as informações que você precisa para saber tudo sobre este assunto.
Não fortaleça a curiosidade.
É importante ressaltar que cães são curiosos por natureza. Sempre que observarem algo diferente da sua rotina, por instinto vão querer investigar e saber o que está acontecendo.
Quando o assunto é comida, esse instinto grita muito mais alto, já que além da curiosidade tem o cheiro exalado pelo alimento.
Entretanto, alimentos para humanos podem ser fatalmente prejudiciais para os animais.
Abaixo, veja alguns dos alimentos que são tóxicos e que podem trazer problemas graves ao seu bichinho de estimação.
- Chocolate
- Café
- Leite
- Abacate
- Ovo cru
- Alimentos gordurosos
- Alimentos estragados
Estes são apenas alguns dos alimentos que trarão danos aos cães.

Atenção aos sinais de que algo está errado
Claro que você estando ciente dos perigos que pode proporcionar ao cão não vai, propositalmente, oferecer estes alimentos para ele.
Porém, o seu bichinho pode achar esses alimentos, seja por descuido do tutor, seja por sua habilidade de caça. Então é importante também os tutores estarem atentos a possíveis sinais de que seu bichinho foi intoxicado por alguma comida.
Os sinais podem ser desde apatia e alterações de comportamento, até vômitos, perda de peso e alterações cardíacas.
- Chocolate é um dos mais tóxicos!
Atenção aos chocolates. Apesar de saborosos para os humanos, em cães, os chocolates são de alto índice de toxicidade e podem levar o animal a óbito em poucos dias.
Dependendo da dose consumida, entre 1 a 3 horas após a ingestão já é possível notar as alterações no animal. Seu nível de toxicidade é tão alto que pode levar ao coma e morte de forma bem rápida.
Pra efeito comparativo, um animal de cerca de 5kg de peso, consumindo o equivalente a meia barra de chocolate (ou cerca de 90g), já é quantidade suficiente para intoxica-lo.
Nunca forneça chocolate para seu cão. Mesmo que apenas um pequeno pedaço pode ser fatal e os prejuízos financeiros e emocionais serão altos.
- Fígado também é prejudicial.
Este alimento pode até ser indicado por alguns veterinários como parte de suplementação da dieta do cão, entretanto, o alto consumo pode provocar um excesso de vitamina A no organismo e causar efeito tóxico no animal.
Deve-se ficar atento às quantidades ofertadas e observar quaisquer alterações no comportamento do animal.

- Atenção ao consumo de leites e derivados.
Este é outro alimento que é oferecido aos animais de forma inocente, porém como os cães não tem capacidade de digerir a lactose, substância presente no leite, o consumo desse alimento provavelmente vai provocar o efeito imediato de diarreia no animal.
Existem formulações específicas para cada espécie (cães e gatos), que são produzidos de maneira que não vão prejudicar seu bichinho de estimação.
- Ovos crus são um veneno.
Oferecer ovos crus aos cães tem um risco altíssimo de provocar sérios problemas de saúde neles. Além da presença de salmonela, que é prejudicial inclusive para humanos, os ovos crus podem provocar doenças bem graves nos cães.
Se for oferecer este alimento para o animal, cozinhe-o antes, assim ele se tornará nutritivo e seguro para o bichinho.
É possível observar que alimentos que são comuns ao uso humano podem ser tóxicos para os animais. Antes de sair oferecendo todo alimento para eles, a prudência é importante para manter a saúde e bem estar do animal.