Como criar em casa tartaruga tigre d’água?

Antes de aprendermos sobre os cuidados necessários com essa espécie, primeiramente, devemos conhecer um pouco sobre essas tartarugas que não são tartarugas.

As tartarugas tigres d’água na verdade são cágados que possuem hábitos terrestres. Essa é uma das espécies que é mais buscada para criar em ambiente doméstico, pois possuem uma personalidade calma e não dão tanto trabalho.

Mas seu preço pode ser considerado um pouco “salgado”, chegando a custar mais de 300 reais uma única tartaruga tigre, isso se levarmos em consideração que ela foi comprada legalmente.

Compre com cuidado

Como já foi dito acima, essa espécie deve ser comprada em um local seguro e legal, isso quer dizer que o local de venda deve ter a autorização do Ibama, assim você poderá ter um animal sem riscos de compactuar com o tráfico de animais.

Dependendo do local de venda, um a única tartaruga tigre d’água pode variar entre 300 a 450 reais. Após efetuar a compra, você deverá receber um documento comprovando que o animal é seu e todos os dados comprovando legalidade.

tartaruga tigre d'agua
Fonte: Pixabay

Onde colocar?

Esse réptil não ocupa tanto espaço, mas é bom que ela tenha um local grande, reservado para que tenha uma boa qualidade de vida, pois a tartaruga tigre pode chegar a medir trinta centímetros.

O recipiente onde ela deve ser criada é um aquaterrário, que se trata de um aquário com uma plataforma para que a espécie possa coabitar entre o meio aquático e o terrestre como é o que acontece na natureza.

A plataforma não precisa ser muito grande, e deve ter um solo que não seja liso para evitar que a tartaruga escorregue.

O que dar de alimentação?

Todas as espécies de animais devem seguir uma alimentação especifica para evitar problemas, como a falta de algum nutriente pode gerar danos ao metabolismo do animal, aqui é o mesmo caso.

Não se deve dar qualquer alimento a tartaruga, muito menos os alimentos que nós humanos costumamos comer. Existe ração própria para a tartaruga tigre d’água, que possui todos os nutrientes que a espécie dela necessita para sobreviver.

Essa ração possuí a capacidade de flutuar na água, isso porque essa espécie tem hábitos alimentares no meio aquático, então se você colocar comida na plataforma, será pouco provável que a tartaruga vá comer.

Despeje a quantidade correta da ração na água e espere, pois a tartaruga ira nadar e comer aos poucos a ração. Evite ao máximo dar alimentos que não condizem com a natureza do animal.

Limpeza do aquário

Um dos fatores que mais causa a morte de espécies aquáticas que vivem no ambiente domestico ou em zoológicos, é a falta de higienização da água, causando fortes agravos a saúde dos animais.

Por isso é importante que busque investir em um bom filtro pra manter sempre a água limpa para seu animal de estimação. Também é importante realizar trocas da água com uma certa frequência.

tartaruga tigre d'agua
Fonte: pixabay

A importância do sol

O sol é muito importante para todas as espécies vivas, pois ele aquece e produz uma vitamina muito importante, a vitamina D. Essa vitamina evita que muitos problemas de saúde ocorram pois uma de seus benéficos é a melhora do sistema imunológico.

O mesmo serve para a tartaruga tigre d’água, biólogos recomendam que essa espécie deve ter vinte minutos de contato com o sol por dia, por isso, como tutor do animal, você deve estimulá-la para tomar esse banhos de sol.

Você pode colocar a plataforma do aquaterrário em um local que tenha contato direito com o sol, assim a tartaruga poderá ir ao sol quando desejar.

Saiba como criar um beta em casa aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *