Dicas para manter seu bichinho sempre saudável

Assim como todos os seres humanos, os animais de estimação também precisam de cuidados bem especiais para uma vida com muita saúde e bem-estar. O tutor deve sempre se preocupar com tudo que acontece com o seu pet, principalmente em levá-lo a visitas regulares com o médico veterinário para garantir uma vida saudável para o animal. Separamos alguns cuidados especiais para você manter sempre a vida do seu pet saudável.

Check-ups regulares

Qual foi a última vez em que você realizou um check-up em seu pet? É muito indicado as consultas semestrais para o acompanhamento e para as realizações de check-ups. O check-up ajuda a diagnosticar mais precocemente as diversas doenças e é comprovado que com ele em dia é possível prolongar muito a vida do seu pet em até 20%.

Da mesma maneira que nós humanos devemos sempre nos preocupar com as consultas periódicas e exames para cuidar da nossa saúde, isso também ocorre com os animais de estimação que precisam desse controle e da precaução em relação a saúde, independe da idade dele.

Por terem um período de vida bem mais curto que o dos humanos, você, o tutor, deve se atentar sempre à realização de consultas e dos check-ups frequentes, e não só nos períodos específico como no início da sua vida ou quando o pet já é idoso.

Manter uma rotina com os cuidados e visitas regulares ao médico veterinário garantem sempre a manutenção da saúde e do bem-estar do seu companheiro.

Vacinação do pet em dia

Mantenha sempre atualizado o protocolo da vacinação e da vermifugação do seu melhor amigo. Para cães e gatos, o cronograma da vacinação deve ser iniciado ainda quando ele for filhote e realizado o reforço anual até a sua fase idosa, garantindo assim toda a imunização do seu animal durante toda a sua vida.

Dicas para manter seu bichinho sempre saudável
Fonte: pexels

Prevenção bucal

Você sabia que muitas das doenças renais e cardíacas podem ser mesmo evitadas com a prevenção de saúde oral? A saúde do animal também começa pela sua boca. É muito importante o tutor sempre investir na prevenção via oral do animal. Os animais devem ser bem levados regularmente para a área odontológica do hospital para ter este tipo de acompanhamento.

É preciso mesmo ressaltar a importância do tutor realizar uma escovação dental diária do animal. Peça ao doutor que faça um tipo de demonstração de como se deve escovar os dentes do seu animal de estimação. Isso vai ajudar mesmo você a cumprir sua tarefa mais facilmente, além de poder incentivar essa prática diariamente.

Preocupe-se em adquirir os produtos específicos para o seu pet como uma pasta de dentes apropriada e que contenha os fluídos necessários para mantê-los limpos e mais saudáveis.

Alimentação balanceada

A alimentação do pet deve ser bem adequada à cada etapa de suas vidas. Prefira sempre alimentar o seu animal com rações balanceadas e bem específicas para cada tipo de raça e idade. Lembre-se de sempre consultar o seu veterinário antes de trocar ou de substituir a ração dele. Fora isso, é bem importante observar se o pet está mesmo comendo.

Facilite todo o acesso do seu animalzinho ao comedouro e do bebedouro e mantenha-os perto do local de descanso, como uma cama ou colchonete.

Dicas para manter seu bichinho sempre saudável
Fonte: pexels

Cuidados com a pele

A pele dos animais é sempre um assunto sério, pois a pele do seu bichinho é bastante sensível e exige os cuidados e atenção constantes para manter a sua saúde num nível ideal.

Os problemas dermatológicos que são mais comuns em cães e gatos são o comichão, a pele seca ou crostas, os caroços, as alergias cutâneas a alimentos, a presença de parasitas (pulgas, os carrapatos ou ácaros), perda de pelo e infecções da orelha.

Saiba mais sobre Castração de cães aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *