Cuidados para Viajar com seu Pet

Com a rotina que fica cada vez mais corrida, nada melhor do que tirar alguns dias de férias do trabalho e poder viajar para espairecer a nossa mente, não é mesmo? Fazer uma excursão e recarregar as nossas energias faz parte do bem-estar de todas as pessoas e, seja para onde for, geralmente ela sempre tem um bichinho, seja um cachorro ou gato, para acompanhar o dono nessas aventuras.

Normalmente, os roteiros que são mais apreciados pelos tutores costumam ser aqueles que permitem ter a ‘roadtrip’, o clássico trajeto de carro. Mas além desse cuidado com a saúde dos ocupantes de dentro do veículo, é importantíssimo prezar também pela segurança do seu animal em longos passeios de estrada.

Sendo assim, para que o seu melhor amigo curta bastante a viagem com você, confira algumas dicas para aproveitar o passeio de carro com seu amiguinho.

1- Caixa de transporte

O primeiro passo é sempre conduzir o animal com muita segurança e conforto, essa é a melhor forma de realizar isso é com a caixa de transporte. é possível também usar outros acessórios mais específicos, como o cinto de segurança adequado para os peludos ou até cadeirinhas e as cestinhas.

O pet precisa estar mais acostumado ao uso desses acessórios e deve-se sempre seguir a recomendação do veterinário de acordo com o porte do seu animal. O cão não pode ficar todo solto no veículo e nem mesmo no colo, pois isso também coloca a segurança de todos os ocupantes em grande risco.

2- Vacinação em dia

Antes de pegar a estrada e poder aproveitar a viagem, o ideal é sempre checar toda a vacinação do pet. É fundamental que o animal tenha sempre a imunização em dia e que a carteirinha de vacinação esteja sempre em suas mãos.

Para viagens longas, é muito aconselhável ter um atestado de saúde do animal emitido por um médico veterinário, alguns locais inclusive exigem essa documentação para liberar a entrada do seu bichano.

3- Vermifugação

Realizada sempre antes do passeio, a vermifugação, assim como a utilização dos produtos ectoparasiticidas que protegem contra a ação das pulgas e dos carrapatos, é importantíssima para proteger a saúde do seu animal.

Dessa forma o pet estará bem protegido contra a ação dos parasitas, o que irá garantir todo o bem-estar do seu amigo durante a viagem.

Cuidados para Viajar com seu Pet
Fonte: pixabay

4- Separar os itens essenciais do pet

Quem disse que só nós humanos precisam fazer uma mala? O pets entram nessa brincadeira também! O adequado é fazer uma mala com todos os seus itens essenciais, como os brinquedos, os potes de água e também comida, a ração que ele está mais adaptado, toalha e o shampoo caso o animal precise de um banho em algum momento, caminha ou cobertor, e também os outros adereços que o pet goste e fazem parte do seu dia a dia.

E lembre-se: a coleira com a identificação com os dados como, nome e o telefone do responsável é outro item que não deve ser esquecido nunca.

Vale ressaltar que se o seu animal utiliza alguma medicação é indicado levar sempre uma quantidade um pouco maior do que a necessária para todos os dias que irão passar longe de casa. Dessa maneira, caso haja tipo de qualquer imprevisto, o animal não corre o risco de ficar sem esse medicamento.

5- Refeição antes da viagem

Para que o animal tenha muito mais conforto durante o trajeto, o indicado é que antes de iniciar a viagem o tutor forneça pouca quantidade de alimento ao seu bichinho, para evitar que ele vá de estômago cheio e acabe passando mal no meio do caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *