Você sabia que em setembro se inicia um movimento de conscientização e amor ao coração do seu amiguinho? Nesse mês internacional do coração, iremos trazer algumas informações para que você sabia sobre as doenças do coração que podem afetar o seu cão e gato e como deve diagnosticar e tratar essas doenças.
Na maioria das vezes, as doenças do coração chegam no seu pet de forma silenciosa, de maneira progressiva e são fatais. Por isso é tão importante saber sobre elas, ter os cuidados e as orientações que são necessárias para evitar essas doenças.
Doenças Cardíacas no seu Pet
É fato que os nossos estão vivendo por mais tempo e por esse motivo, existem mais chances de acabarem correndo esse risco. A doenças cardíacas podem aparecer a partir dos 5 anos de idade e isso pode se tornar ainda maior com o passar da idade.
Por isso é tão importante saber detectar de forma rápida e tratar imediatamente para garantir pro seu animalzinho uma vida de qualidade, mais feliz e longa.
Uma das doenças é a insuficiência da valva mitral que geralmente acomete os cães de pequeno porte, com sintomas como fraqueza, tosse e dificuldade respiratória. Já a cardiomiopatia são acometem os animais de grande porte que causam os desmaios e fraqueza, podendo levar a morte pelas arritmias cardíacas.
Uma das mais conhecidas é a dirofilariose que também pode ser chamada de verme do coração. Essa doença é transmitida pela picada de mosquito infectado e pode causar alterações no coração, nas artérias e nas veias. Geralmente, essa doença é mais comum nas regiões litorâneas e pode ser prevenida com antiparasitários.
No caso dos gatinhos, o problema de coração que mais ocorre é a cardiomiopatia hipertrófica, fazendo com que o musculo do coração fique mais espesso e faz com que o coração não fique totalmente preenchido com o sangue.
Quais são os sintomas das doenças do coração
Preste atenção em qualquer mudança nos hábitos de seu pet pois isso pode sr algum sinal de doenças cardíaca. Fique ligado nos seguintes sintomas:
- Tosse
- Redução de apetite
- Maior ingestão de água
- Cansar-se facilmente
- Relutar a querer andar
Sem os devidos cuidados essa doença pode ter progressão, grandes complicações e riscos que pode acabar surgindo e se tornar totalmente fatal. Você, tutor, é a pessoa que precisa estar sempre atenta a todas essas pequenas alterações desses hábitos diários do seu pet e levá-lo para o veterinário.
Diagnóstico e tratamento
Essa doença cardíaca pode ser facilmente detectada por exames onde o seu veterinário usará um estetoscópio para escutar o coração do seu pet. Por meio da auscultação, o vet consegue identificar alguma anomalia o sopro nos batimentos cardíacos e identificar se seu animal necessita de exames mais detalhados.
O tratamento para a doença cardíaca consiste em medicamentos orais para que sejam aliviados os sintomas. O eu pet viverá mais tempo e de maneira mais confortável, sem os sintomas, se o tratamento começar de forma imediata. Esses medicamentos ajudam a reduzir a carga do coração e garante uma vida mais longa.
Existem algumas raças que são mais acometidas por essa doença com mais frequência como o Yorkshire, Poodle Toy, Teckel Miniatura, Sptiz Alemão, Schnauzer Miniatura, Shih Tzu, Pinscher e Beagle.
Algumas dessas doenças não possuem cura e é totalmente necessário ter o diagnóstico precoce para realizar o tratamento adequado no seu pet. É importante levar o seu animal sempre ao veterinário para exames de rotina e depois dos 5 anos de idade, é necessário realizar a avaliação cardíaca.
Prevenir é sempre fundamental assim com o ficar atento a possíveis sinais e sintomas.