Pug: Saiba Mais Sobre essa Raça

Certamente você já encontrou por aí um cãozinho da raça Pug. Portador de uma aparência que chama a atenção, o Pug tem muito mais curiosidades que talvez você não faça ideia.

Quer saber tudo sobre esta raça? Leia o artigo até o final e descubra quais as vantagens e desvantagens de ter esse animalzinho na sua casa.

Quais as principais características?

O pug convive muito bem com outros animais e também é muito amigável com crianças. Ele tem muito amor e carinho com seus tutores, e facilmente se torna parte indispensável para a família.

  • Aparência de destaque.

Sua aparência excêntrica chama atenção por onde passa e o torna único. Qualquer pessoa, apaixonada por pets ou não, vai se encantar com esse cachorro.

Possui um focinho achatado e sua cauda é enroladinha. Sua origem tem várias teorias, mas o que se sabe ao certo é que os pugs surgiram de alguma parte da China e que eram cães pertencentes à realeza.

Há indícios de registros de cães com aparência do pug datados de 1700 antes de Cristo. Porém não é possível afirmar a origem verdadeira da raça.

Pug
Fonte: pexels
  • Físico diferente da maioria dos cães.

Por ser um cão de pequeno porte, o Pug não tem tanta necessidade de gastar energia. Por isso, ele não é originalmente um cão destinado a atividades esportivas, o que não significa que ele não aguente o pique de passar horas brincando com as crianças, por exemplo.

Essa raça possui fácil adaptação em ambientes pequenos, como casas sem quintal ou apartamentos.

  • Atenção com a saúde.

Em geral, o pug é bem preguiçoso e adora comer. Assim, seus tutores devem ter bastante atenção para que eles não fiquem obesos.

Como eles adoram um carinho, é bem fácil que, se você deixar, ele passe horas no colo dos tutores recebendo manha e chamego.

O ideal é fazer o estímulo de práticas de exercícios leves com supervisão, além de manter um controle sobre a sua alimentação. Tanto em qualidade quanto em quantidade.

  • Cuidado com sua pelagem.

Seus pelos são curtos e macios. Tradicionalmente suas cores são fulvo, preto e prata (levemente acinzentado). Suas orelhas e focinho geralmente são pretos.

Durante todas as épocas do ano os pugs soltam pelos, por isso é bem importante que seus donos façam uma escovação diariamente para retirar os pelos mortos e também evitar que fiquem espalhados pela casa.

Como a pelagem dos pug é bem curtinha, uma escova comum pode causar um pouco de desconforto, sendo o ideal utilizar uma luva específica que é mais confortável e vai retirar melhor os pelos mortos.

  • Personalidade adorável.

No ranking de raças mais inteligentes do mundo, o Pug figura na posição 53. Ele é muito fiel ao dono e pode ser facilmente considerado seu companheiro inseparável.

Na prática, o pug atua como uma sombra do seu tutor, seguindo-o para todos os lugares, inclusive quando não é chamado.

Mesmo com pessoas estranhas ao seu convívio diário, o pug é adorável e facilmente adaptável a convivência com estranhos, inclusive outros animais.

Quais as desvantagens em ter um pug?

Apesar de ser adorável e de fácil convívio e adaptação, os pugs requerem alguns cuidados específicos que para algumas pessoas pode ser considerada uma desvantagem tê-lo.

Sua manutenção é cara e um pouco difícil. Eles possuem pouca resistência física e podem soltar muito pelo, além de engordar com facilidade.

Por ser uma raça pouco popular, os pugs tem um custo um pouco elevado, sendo os filhotes vendidos por valores entre R$ 3.000 e até R$ 10.000.

Pug
Fonte: pexels

Vale a pena?

Para quem gosta de pets e está disposto a dedicar-se nos cuidados específicos, o pug é uma raça muito adorável e vai fazer seus tutores muito felizes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *