Principais Verminoses em PETS

Ter um pet é amá-lo cuidar do seu bem-estar e saúde. É sempre importante que todos os tutores saibam bem sobre todas as questões básicas e os cuidados que devem ter com os seus amiguinhos. Com algumas medidas simples, podemos evitar que eles tenham problemas com as verminoses.

O ambiente em que o pet vive, a higiene, os alimentos que são oferecidos a ele e o contato com outros animais devem ser sempre bem cuidados para que se evite as verminoses. Mas afinal, o que são as verminoses em pets?

Um grupo de doenças que ocorrem devido a presença de vermes parasitas no organismo do pet. Para esses vermes, o órgão preferido para se alojarem é o intestino, mas podem se alojar também no fígado, nos pulmões e no cérebro.

A contaminação acontece quando o pet entra em contado com os agentes que estão contaminados e através do aleitamento materno. Essas verminoses são graves, mas quando tratadas da forma adequada, elas serão facilmente superadas.

É importante que você saiba sobre os sintomas e assim, perceberá os primeiros sinais em seu animal. Então saiba mais sobre a verminose.

Sintomas

Os sintomas da verminose pode ser o principal agravante da doença pois nem sempre eles são explícitos e assim fica difícil diagnosticá-la. É preciso ficar de olho em casos que o animal comece a ter diarreias, falta de apetite, perda de peso, fezes gelatinosas, vômitos constantes e coceira na região anal.

Se atente também se o seu pet não anda comendo a próprias fezes, se os pelos estão mais opacos e secos que o normal e se estão sentindo fraqueza. Esses são outros sinais das verminoses em seu animal.

Para ter o diagnóstico da doença, é preciso a consulta veterinária e a realização de exames que são especializados para verificar se há a presença do verme. Em qualquer sinal ou sintoma, leve o seu pet para uma consulta.

Principais Verminoses em PETS

Como ocorre a transmissão?

Nos pets, a principal maneira de transmissão é ainda na barriga da mamãe pet ou depois via leite materno. Mas a transmissão também pode acontecer com o contato indireto ou direto em fezes que estão contaminadas.

O verme possui 3 fases de vida, a do ovo, da larva e a fase adulta. Geralmente, o pet acaba sendo infectado com o verme na fase ainda de ovo. E por ser um tipo de doença parasitária, o nosso animal acaba servindo de hospedeiro para o verme conseguir completar o seu ciclo de vida.

Quando vermífugar?

É necessário que a primeira dose do vermífugo aconteça aos 15 dias da vida do cachorro e com 30 dias para o gatinho. Depois que acontecer a primeira doce, o seu pet deverá ser vermifugado todos os meses e seguir as orientações do veterinário.

Para os pets que estão sempre passeando e que possuem o costume de frequentar os parques. Praias e ambientes que outros animais habitam, devem ser vermífugados todos os meses. Para os animais que não saem em casa, a vermifugação deve ser feita de seis em seis meses, sempre com a orientação do veterinário.

Outro ponto muito importante para realizar a prevenção da verminose é ficar sempre atento na vacinação, para estar sempre em dia.

Principais Verminoses em PETS

Humanos pegam o verme do pet?

Sim, as verminoses são zoonoses como o caso da giardíase e um animal infectado pode acabar passando para nós através de lambidas próximas ou na boca, assim você pode ser contaminado pois você não sabe onde o pet lambeu antes.

A realização de check ups e visitar periódicas ao médico veterinário também são importantes para evitar esse contágio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *