Pet Resgatado da Rua, Quais São os Cuidados?

Pegou um cachorrinho ou um gato da rua e não sabe bem o que fazer a princípio? Então vou te contar aqui nesse texto quais são os primeiros cuidados que você deve ter em colocar o bichinho na sua casa.

Bom, pra começar, resgatar pet de rua é realmente um ato de muita bondade e tenho certeza de que você vai ganhar um amigo muito fiel. Mas o que eu devo fazer nesse momento? Primeiro, você já deve estar ciente que adotar qualquer animal é uma grande responsabilidade, pois aquela vida será sua.

Você deve saber que terá que abrigar o pet com todo o conforto e segurança, além de ter que levá-lo ao veterinário.

Procure um Veterinário

Quando você fizer o resgate do animalzinho na rua, é bem importante que você já leve de imediato para um médico veterinário, pois assim ele já poderá ver todos os sinais clínicos do animal, como algum sangramento, fraturar, carrapatos, pulgas, além de identificar a idade do animal e seu sexo.

Pet Resgatado da Rua, Quais São os Cuidados?
Fonte: pexels

Chegando na casa nova

Quando você chegar na sua residência com o seu novo pet e já tiver outro animal na casa, é importante que você o isole de imediato, principalmente se for um gato, pois estes possuem um processo um pouco mais trabalhoso de adaptação.

Geralmente, o período de adaptação de um novo gato pode durar até 9 semanas, por isso, é preciso ter paciência. Já no caso dos cães, esse contato é geralmente mais rápido pois a grande parte dos cachorros que foram abandonados na rua já tiveram contato com os humanos.

Alimentação

Os pets que vivem na rua estão acostumados a comerem qualquer coisa, principalmente os alimentos que não são processados, por isso, no início, podem ser difíceis eles se acostumarem com as rações.

No início, comece oferecendo comida sem tempero, como por exemplo, uma carne. Depois, comece a introduzir lentamente a ração, para que ele vá se acostumando. Um animal que é mais velho, pode acontecer de nunca se acostumar em comer rações.

Castre o seu pet

Se o pet que você resgatou estivem bem de saúde, o próximo passo com certeza é levá-lo para castrar.

Pet Resgatado da Rua, Quais São os Cuidados?
Fonte: pexels

Tenha paciência

O pet que vem da rua, provavelmente já passou por muitas coisas e até mesmo por grandes traumas, pois isso é necessário ter paciência, pois muitas vezes, esse animal pode ainda não se sentir seguro com você.

O seu animalzinho precisa entender que você não está ali para machucá-lo, ele precisa sentir segurança em você para deixar que faça carinho e ter uma maior aproximação. Espere que ele te abertura, dê um petisco ou comida.

Com os filhotes, a aproximação é mais fácil pois eles são mais abertos e podem não ter passado por esses traumas. Já para os cães e gatos mais velhos, essa aproximação pode levar mesmo algum tempo.

Outro ponto importante é que você se atente sempre com a segurança do seu pet. No caso dos gatos, é sempre necessário telar a sua casa para que ele não tenha mais acesso a rua, para que não fuja e não caia de alturas altas.

Então, se você resgatou um animal ou se um dia resgatar, você já sabe quais são os primeiros cuidados que você deve ter com ele. Lembre-se de levá-lo ao veterinário, castrá-lo e ter muita paciência. Nós todos sabemos que depois que ele se acostumar com o novo ambiente e com você, tudo ficará bem e terá um amigão, seja ele gato ou cachorro.

Saiba como deixar seu cachorro feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *