Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

Você que tem um gatinho em casa, já ouviu falar sobre a PIF? A Peritonite Infecciosa Felina é um tipo de enfermidade bastante complicada e todo tutor de felino deve saber sobre esse assunto. Então leia o texto até o fim para saber mais.

O que é a Peritonite Infecciosa Felina (PIF)?

Essa é uma doença que pode atingir os gatos machos ou fêmeas, é uma enfermidade causada por coronavírus. A taxa de mortalidade para essa doença é bem alta, embora já exista um tipo de tratamento utilizado aqui no brasil, porém, não é regulamentado.

A PIF nos gatos ocorre mundialmente e pode acometer os diferentes sexos e idades, tanto nos idosos como nos animais mais jovens, podem apresentar esses sinais clínicos. Esse vírus é bem instável no ambiente.

Quando o vírus está presente em matérias orgânicas ou nas superfícies secas, ele consegue permanecer infeccioso por até sete semanas e essa transmissão ocorre na eliminação desse vírus pelas fezes de uma animal que esteja infectado.

Muitas pessoas perguntam se esse vírus pode ser transmitido para os humanos e a resposta é não. Ele não acomete humanos, sendo assim, a Peritonite infecciosa felina (PIF) não é uma zoonose, esse vírus do pet não pega em humanos.

Essa é uma doença perigosa que causa danos no sistema digestivo do se pet, causando uma infecção severa no peritônio que é a parte interna da barriga. Vale lembrar que existem alguns cuidados para que seja possível prevenir essa contaminação em seu pet.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

Sintomas da doença

Para que você consiga notar que seu pet está com a PIF pode ser um grande desafio, isso porque os sinais e sintomas da doença podem ser confundidos com outras que são menos graves. Os principais sintomas dessa doença é a febre, a falta de apetite, apatia, a perda do peso, diarreia e vômito.

Esses sintomas também podem ser sintomas de outras doenças, por isso é importante o seu gato ser diagnosticado por um veterinário para que ele possa seguir com o tratamento correto para seu amigo.

O veterinário vai iniciar uma série de exames para poder dar o diagnóstico da Peritonite infecciosa felina (PIF). Para poder juntar o histórico do animal, os sinais e sintomas que ele apresenta, exames de sangue e líquido da barriga.

É uma doença bem agressiva e o tratamento costuma ser delicado pois não existe um tratamento que seja mesmo específico para ela. Além disso, a taxa de mortalidade é alta, é necessária uma terapia de suporte para que ajude o gatinho a viver com mais conforto e combater essa doença.

Essa doença pode apresentar duas formas, chamados de dois quadros, um deles é a Peritonite infecciosa úmida ou seca, isso vai depender de como os órgãos serão afetados nos felinos. No caso da peritonite infecciosa úmida é quando ocorre no peritônio do gato o acúmulo do líquido. Já no caso da peritonite infecciosa seca, acontece o crescimento dos nódulos interiores dos órgãos.

Peritonite Infecciosa Felina (PIF)

Prevenção da PIF

A prevenção sempre é a melhor escolha para deixar longe do gatinho essa doença. Para evitar o contágio existem algumas dicas que pode ajudar o seu gatinho, como restringir o acesso dele a rua, para evitar o contato do mesmo com gatos desconhecidos.

Além disso, oferecer rações de melhor qualidade, proporcionar brincadeiras, jogos e atividades e claro, realizar as visitas regulares ao médico veterinário para saber se o gato está saudável e manter as vacinas em dias.

Garanti que seu gato viva em um ambiente seguro e que ele tenha uma rotina bem saudável é a verdadeira chave para que ele tenha uma boa qualidade de vida. Dessa maneira, o seu gato evitará o contato com essa doença e de muitas outras, além de ter a sua imunidade mais alta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *