Você provavelmente já ouviu falar sobre esta doença, mas você sabe como ela afeta os animais? Leia este artigo até o final e descubra todas as informações necessárias para prevenir ou tratar um animal doente.
Que doença é esta?
A parvovirose é uma doença causada por vírus e que acomete animais domésticos, sendo mais especificamente comum em cães. É uma doença de difícil tratamento e que pode levar o animal a óbito.
Uma das doenças mais conhecidas e contagiosas, a parvovirose acomete cães domésticos, principalmente os cães mais jovens.
É uma doença grave que atinge o trato gastrointestinal dos animais, e um dos principais sintomas observados são diarreia com odor fétido e com sangramento.
Sua taxa de mortalidade é alta, principalmente em animais mais jovens e que não são socorridos nas primeiras horas. Em animais desnutridos ou com outras patologias, tende a ser ainda mais agressiva.

Qual a causa dessa doença?
O parvovírus é o causador da parvovirose. É comprovado que o vírus fica inativado se for submetido a uma temperatura superior a 56º C, entretanto nem sempre isso é possível ou viável de ocorrer.
Dessa forma, o vírus pode permanecer no ambiente por meses ou até anos.
Os sintomas costumam aparecer de 2 a 4 dias após o animal ser exposto ao vírus, e após o 4º dia o vírus já começa a ser eliminado nas fezes do animal.
Transmissão para cães saudáveis.
Por conta dessa eliminação pelas fezes, um cão saudável que entre em contato com elas poderá ser infectado.
Mas essa não é a única forma de transmissão. Contato com ambientes contaminados também são uma causa comum.
É recorrente também que animais saudáveis que são expostos a ambientes em que um animal já viveu, e teve parvovirose, pode contrair a doença, justamente pelo fato do vírus continuar por anos no ambiente.
Como detectar os sintomas?
Apatia e falta de apetite costumam ser os sintomas iniciais desta doença. Em poucas horas após notar essas alterações o quadro já pode estar bastante evoluído.
Diarreia com odor fétido muito forte e com sangue nas fezes é considerado um dos principais sintomas da parvovirose.
Febre e vômitos também são considerados alguns dos sintomas e o animal pode morrer em pouco tempo se não receber o tratamento adequado e rápido.
Como é possível tratar esta doença?
Esses sintomas acima descritos já são um grande indício da doença, mas o veterinário provavelmente pedirá exames clínicos para determinar o tratamento adequado.
O animal deve ser mantido separado dos outros animais da casa, não compartilhando casinhas, brinquedos, potes ou quaisquer outros objetos, pois estes podem ter o vírus armazenado e acabar transmitindo a doença para os outros animais.
A fluidoterapia é o tratamento mais comum para a parvovirose, sendo o uso de antibióticos também utilizados em alguns casos, para evitar que bactéria oportunistas comecem a atuar no animal.

Deixa sequelas?
As sequelas que a parvovirose pode deixar nos cães é temporária. Pode haver perda muscular, anorexia residual, entretanto são problemas que tendem a se reestabelecer gradativamente.
Normalmente o veterinário vai prescrever probióticos e suplementos alimentares para acelerar a recuperação.
É possível evitar a parvovirose?
Sim. A maneira mais eficaz de evitar esta doença é através da vacinação correta do animal.
Nos cães a primeira dose deve ser aplicada aos 45 dias de vida com reforço aos 65 dias e depois aos 90 dias.
Após essas dosagens iniciais, deve-se haver um reforço anual, e se, o cão for fêmea, pode ser necessária uma vacinação “extra” caso ela esteja esperando filhotes.
É possível ver que a doença é séria e mortal, caso não tratada rapidamente, porém se forem realizadas as prevenções indicadas é possível deixar seu cãozinho livre desta patologia.