Otite Canina

Quem tem um animal de estimação em casa sabe que mantê-lo saudável é uma obrigação do tutor. Assim, é importante que todo dono de animal saiba quais são as doenças mais comuns que podem afetar seu cãozinho.

Desta forma, você vai conseguir identificar um possível problema no seu animal antes dele se tornar mais grave e de tratamento menos eficaz. Pensando nisso, escrevemos este artigo para te ajudar. Saiba tudo sobre a otite canina.

O que é otite canina?

Esta certamente é a sua primeira pergunta sobre o assunto. Saiba que a otite é uma inflamação que atinge o ouvido do cachorro, trazendo bastante dor e incômodo ao animal.

É considerada uma doença bastante comum nos cães, sendo mais observada naquelas raças que tem pelagem maior e orelhas caídas, pois são características que favorecem a proliferação de fungos e bactérias na área.

Otite Canina

Atenção para a imunidade baixa

Bactérias, ácaros e fungos estão presentes no ouvido canino, e são importantes para manter o organismo equilibrado.

Entretanto quando o animal apresenta uma baixa da imunidade, os micro-organismos se reproduzem de maneira desordenada, causando a doença.

A otite pode ser interna ou externa, e pode ser provocada por fatores variados. Tumores, alergias, parasitas ou até traumas sofridos pelo animal podem desencadear o problema.

Cuidados com alergias de pele

Cães que tem esse tipo de alergia são mais suscetíveis a desenvolver otite, isso porque dentro do ouvido também é recoberto por pele.

Manter a higienização correta e adequada é imprescindível para manter a saúde do ouvido em dia. Animais com as famosas “orelhas caídas” devem ter atenção especial na hora do banho.

Por conta da posição anatômica das orelhas, é mais comum que a região não seja enxuta adequadamente, proliferando assim fungos e bactérias de maneira mais fácil, acelerando o aparecimento da otite.

Quais os sintomas?

  • Cachorro balançando a cabeça frequentemente
  • Dificuldade em responder aos chamados
  • Secreção purulenta saindo do ouvido do animal
  • Orelhas com cheiro desagradável e forte
  • Coça bastante a região das orelhas e demonstra incômodo de dor ao fazer isto
  • Falta de apetite
  • Perda de peso

Observando quaisquer desses sintomas o tutor deve levar o pet imediatamente ao veterinário.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento pode variar. Vai depender do estágio em que a doença se encontra, o quadro de saúde do animal, dentre outros fatores que devem ser analisados pelo veterinário que está fazendo o acompanhamento.

O tutor deve seguir corretamente o tratamento proposto pelo veterinário, pois a otite se não for tratada pode evoluir para problemas mais graves, podendo o animal ter a perda auditiva definitiva ou ainda problemas neurológicos.

O mercado de medicamentos destinados para pets está cada vez mais evoluído, assim, é possível encontrar fármacos direcionados para o tipo da otite a ser tratada, agilizando o tempo de cura para a doença.

Otite Canina

Tem como prevenir?

Sim. É possível prevenir a otite canina. Apesar de ser uma doença provocada por fatores diversos, alguns cuidados podem ser adotados a fim de evitar que a doença se instale mais facilmente.

Higienizar de maneira rotineira o pavilhão auditivo é importante para manter o local limpo e livre de fungos e bactérias nocivas.

Dar medicamentos antiparasitários com regularidade, seguindo a orientação do veterinário.

Sempre olhar as orelhas do cão e estar atento aos sinais de inchaço, vermelhidão ou se o animal sente dor ao você tocar no local.

Nunca faça o tratamento por conta própria. Apesar de ser uma doença comum, ela tem níveis de intensidade e estágios diferentes. Medicar o animal baseado em relatos de outros tutores pode colocar em risco a saúde do seu pet e atrasar o tratamento que vai deixa-lo curado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *