Os cães, especialmente os filhotes, podem acabar engolindo determinados pedaços de brinquedos e de objetos que acabam mordendo. No pior dos casos, esse pedaço de objeto pode causar uma obstrução intestinal e isso pode causar implicações na saúde do pet.
Isso é bem perigoso, pois infelizmente, muitos pets acabam indo ao óbito devido a obstrução intestinal quando detectada muito tarde. E é importante saber que o primeiro sinal dessa obstrução intestinal é o vômito.
Esses conteúdos que tiverem no estômago do animal pode criar gases e faz com que o estomago fique dilatado. Se ocorrer o bloqueio das veias ao redor, o seu pet pode entrar em choque fatal, fazendo com que ocorra a falência multiorgânica.
Quais são os sintomas da obstrução intestinal no pet?
Alguns sinais podem indicar que o seu pet está com a obstrução intestinal. Lembrando que nem sempre ele irá apresentar todos esses sintomas. Os principais deles são:
- Excesso de salivação, chegando a engasgar ou vomitar;
- O pet se apresentar inquieto e mole ao mesmo tempo;
- Sem apetite;
- Deixar de defecar;
- Prisão de ventre ou diarreia;
- Tensão na parede abdominal;
- O cão reage de forma agressiva quando for tocado;
- Dores no estomago;
- Febre.
Esses sintomas podem variar conforme alguns fatores, porém, a qualquer sinal como esses, é importante que você o leve para o veterinário. É necessário passar todas as informações e histórico do animal para que ele possa identificar a causa e dar o diagnóstico correto.
Os cães que estão com a obstrução intestinal, em algumas vezes, não conseguem defecar, isso irá depender da localização que está o bloqueio. Se essa obstrução estiver localizada no intestino na parte frontal, o animal conseguirá defecar por algum tempo.
Se você perceber as extremidades do seu pet frias, como as patas ou orelhas, ou se o seu cão estiver tremendo, é hora de agir rapidamente. Com esses sintomas, o seu anima pode estar correndo risco de vida e todos os segundos serão importantes.
No veterinário, dependendo do estado que o pet se encontrar, dependerá das medidas que serão tomadas. Se o animal estiver inconsciente ou com rico de choque, será feita as medidas de emergência.
Se o caso não for esse, o pet será bem examinado, terá os sinais vitais avaliados, assim como estado das mucosas e a frequência cardíaca. Os exames como ecografia, imagiologia e a radiografia com contraste podem ser feitos para ser possível identificar a causa dessa obstrução. Depois de avaliado, o médio saberá se será necessário o procedimento cirúrgico.
Tratamento
O tratamento para esse problema irá depender da causa. Se o seu pet estiver em caso de emergência, com certeza será indicado a cirurgia. Se não for o caso, existem as medidas e os medicamentos que irão aliviar todo o sofrimento do seu animal, como:
- Remover o bolo alimentar com a sonda gástrica;
- Infusão intravenosa;
- Medicamentos para vômitos e náusea;
- Analgésicos;
- Medicamentos para a peristalse.
Existem algumas causas que desencadeiam essa obstrução intestinal e elas são divididas em total ou incompleta. O estreitamento pode ser causado pela invaginação ou a torção patológica em secções do intestino.
A obstrução pode ocorrer em diversos pontos do intestino, como a no intestino delgado, que ocorrem com maior frequência do que no intestino grosso. Esse problema pode acontecer em qualquer idade do animal.
É importante saber que não se brinca com esse problema que é mesmo muito grave. Quanto mais rápido isso for descoberto, melhor será a complicação. Quanto mais tarde for, mais fatal isso poderá ser para o animal.
Se você suspeitar que o cão ingeriu algum pedaço ou algum objeto, levo-o rapidamente para o veterinário.