A raça que possui o pelo encaracolado e bem macio, chama bastante atenção por parecer que realmente fez um permanente no cabelo. Essa aparência do Laperm foi resultado de uma mutação genética bem aleatória. A raça possui uma personalidade bastante sociável e afetuosa que faz com que ele seja um gato ideal para famílias.
Características do Laperm
A raça possui os pelos que podem ser curtos ou compridos, porém, são sempre encaracolados dando aos felinos um ar de despenteado. O pelo pode ter forma de cachos ou ligeiramente ondulados. O pelo pode ser diferenciado da seguinte maneira:
Born curled (BC): esses gatinhos já nascem com o pelo todo encaracolado
Born Straight (BS): os gatos nascem com o pelo liso
Born bald (BB): os gatos nascem sem nenhum pelo e desenvolvem essa pelagem encaracolado conforme forem crescendo
A cor do pelo é bem flexível, existem os Laperm em cores que são mais padrões, porém, o pelo avermelhado ou com algumas manches de siamês com os cachos bem definidos são os que são mais procurados.
Os pelos da raça podem várias também conforme a estação do ano, por exemplo, no inverno, eles ficam mais densos e a zona do pescoço fica mais farta, parecendo até que eles estão usando um cachecol.
Nos gatos de porte médio, o corpo é mais musculoso e delgado, com características bem únicas, como as patas arredondadas, uma cauda mais espessa e suas orelhas relativamente grandes que podem ter pelos como a dos linces.
A cabeça dos gatos tem o formato triangular e as suas bochechas são redondas e bem pronunciadas, os bigodes também são encaracolados. Os olhos são bem expressivos, oblíquos e amendoados, podendo te variação de cor. O gato macho pesa de 2.5 a 5 quilos e as fêmeas são leves e pequenas.
Personalidade do Laperm
O Laperm destaca-se de outras raças pelo seu aspecto físico e também pelo seu tipo de personalidade. Eles são conhecidos no Reino Unido como ‘’lappies’’ que se dá a uma designação carinhosa que em português é ‘’colo’’ de seus tutores, o lugar favorito desse pet.
Eles gostam de trepar pelas coisas, de brincar e de receber mimos. Enquanto jovens a raça tem muito energia e são bem ativos, possuem comportamentos inesperados e são engraçados, garantindo diversão para a família. São gatos realmente felizes.
Gatinhos que não gostam de ficar sozinhos, gostam de famílias com vários membros e elegem um de referência. Com as crianças e com outros pets, eles são excelentes companheiros pois são amigáveis e gostam muito de brincar. Se dão bem até mesmo com gatos.
Quem quer um gatinho como esse em sua família, deve saber que eles precisam da companhia de seus donos e que não são uma escolha ideal para quem passa o dia todo fora de casa. Eles não gostam de ficar sozinhos e precisam de alguns momentos dia seu dia para brincar e ficar no colo, garantindo bem-estar e felicidade para o pet.
Essa raça gosta muito de estar próxima dos donos e é excelente para as famílias que moram em apartamentos ou casas pequenas. No caso de casas com varanda, é importante que seja elada para segurança e qualidade de vida do animal.
Cuidados
Os cuidados com o Laperm são aos seus pelos, que devem ser escovados com uma escova macia para retirar os pelos mortos. Os ouvidos da raça também devem ser verificados, assim como os olhos e os dentes. Para que seja detectado de forma precoce qualquer tipo de inflamação e evitar um problema mais grave.