Insuficência Valva Mitral

A insuficiência valva mitral nos cães pode ser um problemão para nossos amiguinhos, por isso, precisamos saber mais sobre essas doenças, como suas causas, evolução, sintomas e como deve ser feito e iniciado o seu tratamento.

O que é a Insuficiência Valva Mitral?

Ela também pode ser denominada como endocardiose valva mitral. Esse problema implica em uma degeneração da valva mitral que fica localizada do lado esquerdo do coração, ela permite que ocorra o fluxo do sangue para todo o átrio esquerdo em todas as contrações do ventrículo esquerdo.

Acometendo principalmente nos cãezinhos que são adultos e nos idosos que possuem o porte pequeno. É possível observar essas alterações depois dos 6 anos de idade. A raças que mais são acometidas são o Poodle, Maltês, Yorkshire, Pinscher, lhasa-Apaso, ShihTzu e Dachshund. Os cães da raça Cocker Spaniel, mesmo possuindo o porte médio, também são acometidos.

Essa doença pode estar diretamente relacionada a problemas genéticos, como acontece com a raça Cavalier King Charles, onde o problema tem início de forma precoce e apresenta uma evolução bem mais rápida e muito mais agressiva.

Insuficiência Valva Mitral

Como ocorre a Insuficiência Valva Mitral em cães?

A falha na valva mitral reflete muito na vida do seu pet, se você começar a perceber um ruido diferente, é o barulho que o sangue produz quando retorna de uma câmera para outra, isso leva o nome de sopro cardíaco.

Nos cães que possuem condições normais possuem um fluxo do sangue apenas dos trios para os ventrículos, já os pets que são acometidos por esse problema, possuem parte o sangue do ventrículo esquerdo para átrio.

Mesmo essa escuta que é identificada facilmente pelo médico veterinário, não determina em qual estágio que essa doença da insuficiência valva mitral se encontra e nem qual será o melhor tratamento indicado para o seu cãozinho.

É mesmo fundamental realizar todos os exames complementares a fim de avaliar toda a função cardíaca e também as possíveis repercussões que essa insuficiência já tenha causado ao coração do paciente.

Insuficiência Valva Mitral

Quais os sintomas?

Um dos sintomas mais evidentes dessa doença é a tosse, a tosse seca sem secreções e que pode apresentar uma curta duração ou acabar desenvolvendo crises de tosses com engasgos. Geralmente essas tosses ocorrem em momentos de agitação do seu cão. Nos casos que estão mais avançados, ela pode ocorrer de forma frequente, principalmente de noite ou quando o paciente se levanta.

O cansaço fácil, a dificuldade respiratória, a cianose que são as mucosas arroxeadas e a síncopes são também sinais importantes, mas, esse diagnostico deve ser sempre feito e confirmado através do exame de ecocardiograma. As radiográficas do tórax e também o eletrocardiograma ajudam a auxiliar a avaliação do coração do seu pet.

A insuficiência valva mitral não tem cura, por isso é importante o tratamento correto para retardar a progressão dessa doença. É muito importante ter o acompanhamento bem capacitado para ajudar e planejar o melhor tratamento para o seu cãozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *