Os felinos podem sofrer com diversas doenças, algumas são mais graves que outras. No caso dos gatos, a grande maioria das doenças é provocada por diferentes tipos de vírus. Felizmente, com a prevenção mais adequada é possível evitar isso, pois já existem vacinas para algumas dessas doenças.
Leucemia felina (FeLV)
Esta doença afeta, geralmente, os gatos filhotes e os gatinhos que são jovens e é comum em grandes grupos como nas criações e nas colônias de rua. É uma das doenças que são mais graves pela facilidade de sua transmissão e alcance dos danos que provoca, incluindo a morte.
O gato pode ser afetado por diferentes tipos de tumores e muitas inflamações, pode perder peso, ter depressão e também anemia.
É uma doença viral e a sua transmissão acontece pelo contato com os fluidos corporais, por exemplo, as lutas de gatos podem provocar alguma feridinha que sangra, quando eles se limpam e as lambem, acabam entrando em contato com os fluidos corporais de outros gatos.
Se partilharem também uma caixa de areia, podem entrar em contato com a urina e as fezes de outros gatos. Outro agravante é que uma mãezinha afetada poderá passar o vírus durante a amamentação e também através dos fluidos.
A melhor forma de prevenir este tipo de doença é vacinando e evitando que o seu gato entre em contato com outros animais que já estão doentes.

Panleucopenia felina
Essa doença também conhecida como cinomose felina, gastroenterite infecciosa ou enterite, é provocada pelo parnovírus.
A infecção ocorre pelo contato dos fluidos corporais de um animal que foi infectado. Os sintomas que são mais comuns incluem a febre e, mais tarde, a hipotermia, os vômitos, a diarreia, a depressão, a fraqueza, a desidratação e anorexia.
Esta doença viral afeta bastante os filhotes e os gatinhos que são jovens de forma bem mais grave.
O tratamento consiste na hidratação intravenosa e nos antibióticos, entre outras coisas que dependem também do avanço dessa doença e do estado do gato que está doente. Esta doença é super mortal, então é importante separar o gato doente dos outros demais. A prevenção consiste na vacina e de evitar o contato do seu gato com outros gatos que já estão doentes.
Rinotraqueite felina
Neste caso, o vírus que provoca essa doença é um herpesvírus. O vírus permanece nas suas vias aéreas, provocando as infecções do trato respiratório. Entre 45 e 50 % dos tipos de doenças respiratórias em gatos são causadas por esse tipos de vírus.
Afeta particularmente os gatos jovens não vacinados. Os sintomas incluem a febre, os espirros, coriza, a conjuntivite, lacrimejamento e até úlceras na córnea do gato.
O contágio ocorre com o contato direto com fluido e saliva do animal doente. Esta doença pode ser prevenida também com a vacinação adequada.
Não existe um tipo de tratamento específico para a doença, sendo tratados esses sintomas. Os felinos curados tornam-se portadores, uma vez que já não estão apresentando os sintomas, mas continuam a hospedar esse vírus, podendo infetar outros gatos. O ideal é a prevenção através da vacinação.

Calicivirose ou a calicivírus felino
Esta é uma doença viral felina é provocada por um picornavírus.
Entre os sintomas mais comuns estão salivação em excesso, bolhas na língua e na boca, até mesmo úlceras já foram encontradas. Além de febre e espirros.
É uma doença generalizada com uma alta mortalidade. Compõe entre 30 e 40% dos casos das infecções respiratórias nos gatinhos. Lembrando que o pet
O bichinho que contrai essa doença passa ser transmissor e pode passar para outros pets que entrem em contato com ele.
A prevenção é a melhor maneira de evitar que seu gatinho fique doente! Fique atento!
Leia também sobre as doenças comuns em cachorros