Cuidado Filhote Gato

Sabemos que poucas coisas são tão fofinhas como um gatinho filhote e se você adotou um ou tem essa intenção, saiba nesse texto como cuidar de forma correta desse pet. Tudo que ele precisa, tudo que deve comer e de todos os cuidados.

Um gatinho filhote possui aquele olhar pidão, ronrona e faz muitas peripécias que dá mesmo vontade de ficar com ele no colo o tempo todo. Mas como todo animal, o filhotinho não é brincadeira e ele realmente precisa de cuidados.

Um filhote de gatinho precisa de algumas necessidades específicas, como por exemplo:

A comida deve ser específica para a idade dos gatinhos, a ração precisa ter todas as necessidades nutricionais do pet. A tigela de água precisa estar à disposição, espalhe pela casa e se possível coloque uma fonte para água correte, fazendo com que ele fique estimulado a se hidratar.

É importante a caixa de areia pois os gatinhos rapidamente aprendem a enterrar o coco e o xixi, por isso a importância da caixa para que eles façam suas necessidades no lugar certo, evitando estresse do pet e do tutor. A escolha da areia também é importante, pois existem diferentes tipos dela e você terá que testá-las para descobrir qual o tipo que o seu gatinho irá melhor se adaptar.

Um lugar para se aconchegar e os brinquedos, também são muito importantes pois esses gatinhos são independentes e ama brincar. Separa alguns minutos do seu dia para aproveitar com os felinos. Use brinquedos próprios para eles ou improvise com cadarços, fios, bolinhas de papel, entre outros. O arranhador é uma ótima dica para que seu gatinho afie suas garrinhas e esqueça os seus móveis.

Cuidado Filhote Gato

Atenção a saúde dos filhotes

Os gatos filhotes também estão suscetíveis a vários tipos de doenças, algumas das vezes são genéticas e outras devido ao ambiente. As mais comuns encontradas nos filhotinhos:

A FELV que é a Leucemia Viral Felina que é transmitida de gato para gato através da saliva, o que facilita muito a contaminação. Essa doença faz com que o sistema imunológico dos gatinhos enfraqueça e acabe gerando outras doenças.

A FIV que é chamada também de Imunodeficiência Viral Felina que é a Aids Felina, essa é transmitida através da salina, por contato direto com o sangue infectado e as relações sexuais. Essa doença é muito temida por ataca diretamente o sistema imunológico dos gatinhos.

A insuficiência renal também está nas doenças que mais acometem os gatinhos pois eles não costumam beber água na quantidade correta e isso pode causar grandes complicações diretamente nos rins, causando os cálculos e a insuficiência renal.

As doenças respiratórias como a rinotraqueíte, a pneumonite felina também acometem os filhotes. As doenças de pele, são muito comuns nos gatos que vivem nas ruas e a obesidade também pode ser um grande risco para os filhotes.

Se você adotar um gatinho, é importante atenção a qualquer sintoma e mais que necessário uma consulta no veterinário para que eles examinem e façam testes e exames se necessário para avaliar a saúde do seu bichinho.

E manter a saúde é super fundamental, por isso as visitas regulares ao médico veterinário são importantes para que ele realize as avaliações periódicas e manter as vacinações em dia. Nunca se esqueça da vacinação que são mais que importantes para evitar muitas das doenças que foram citadas no texto e garantir muitos anos de vida de qualidade para seu felino.

Cuidado Filhote Gato

Com essas informações, você poderá cuidar muito bem do seu filhotinho e garantir saúde e bem-estar para ele, além de muito carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *