Convulsões em cães

Você sabia que a convulsão em cães é algo bem comum? Por isso, é importante que os tutores saibam melhor sobre esse assunto, saber melhoro que causa e o que deve ser feito quando isso acontece.

Entenda o que é

As convulsões podem ocorrer por vários motivos diferentes, mas acontece sempre da mesma forma no pet. Ela é considerada um tipo de crise que pode ocorrer devido a lesões ou pela algum tipo de substância que faz alterações nas funções cerebrais.

Essas crises provocam alguns disparos elétricos bem semelhantes a curto-circuito e o pet acaba sofrendo espasmos pelo corpo que são movimentos involuntários e uma salivação excessiva. Existem alguns motivos que podem causar a convulsão, veja:

  • Traumas cranianos
  • Intoxicação por algum veneno
  • Distúrbios metabólicos
  • Infecções e inflamações
  • Tumores cerebrais
  • Epilepsia

Existem algumas raças que possuem mais chances de ter essas crises, isso por questões genéticas ou por causa de outras doenças.

Convulsões em cães

Sintomas

Muitas vezes, não é fácil reconhecer rapidamente que o seu pet está convulsionando, pois, a crise pode ter vários tipos de apresentações. Geralmente, ela causa manifestações pelo corpo todo do paciente, durante de poucos segundos ou até 2 minutos.

Para que você possa identificar melhor os sintomas da convulsão, fique atento como o movimento involuntário no corpo do pet, a salivação com ou sem espuma, a incontinência fecal ou urinária, a perda de consciência, a confusão, vocalização e rigidez muscular.

Como ajudar o meu cão na hora da convulsão?

Se você perceber que seu amigo está convulsionando, não se desespere, é preciso ter calma nessa hora para poder ajudá-lo. Primeiro, coloque o seu cão na posição mais confortável e longe de lugares que ele possa cair ou lugares que ele possa se machucar.

Não fique próximo a boca do seu animal, pois de maneira involuntária, ele pode acabar te mordendo. Coloque uma almofada para apoiar a cabeça para que evite impactos diretamente no chão.

Quando a crise acabar, fale tranquilamente com o seu pet para que ele possa ficar mais calmo. Depois disso, leve-o ao veterinário ou entre em contado para que ele te oriente da melhor forma.

Convulsões em cães

Tratamento para convulsão

As convulsões podem ser curadas dependendo do diagnostico que for dado. Existem alguns tratamentos que garantem muita qualidade de vida para o seu cãozinho, então leve-o em consultas para que o médico avalia a melhor forma de tratamento.

Na grande parte dos casos, o veterinário irá pedir alguns exames de imagem e laboratoriais, como a ressonância e a tomografia. Os exames poderão dar uma visão feral de todo o organismo do seu cão e o médico entenderá o motivo das crises.

É preciso saber também que a convulsão pode ser confundida com a epilepsia, pois os sintomas são bem semelhantes. Porém, a epilepsia é uma doença no sistema nervoso crônica, que acaba criando convulsões.

Para prevenir o seu cão desses problemas, é importante favorecer sempre o bem-estar do animal, sempre mantendo as vacinas em dia e as consultas periódicas no veterinário para que seja feito exames quando necessário.

Se você tem um animalzinho, é importante que você sempre saiba essas informações, sobre crises de convulsões e outras doenças que podem gerar sequelas no seu pet e levar até mesmo a óbito. Com esse texto, você já sabe como agir em caso de crise no seu cão e como socorrê-lo nesse momento.

É importante manter a calma para fazer os primeiros socorros e assim que possível, levá-lo ao um veterinário para que possa ser examinado e depois de exames, descobrir a causa dessas crises para que seja feito o tratamento correto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *