Se você tem um pet em casa, você precisa saber sobre a gastroenterite nos cães. Se ele já apresentou diarreia, vômito ou as duas coisas, ele pode estar sofrendo desse mal. Então leia o texto até o final e saiba mais informações.
A gastroenterite é uma condição bem comum e que envolve esses dois sintomas ou apenas um deles. Um cachorro com essa doença, também pode ter algum quadro de gastroenterite hemorrágica.
Mesmo sendo algo comum, essa doença pode ser bem assustadora e frustrante e depende de algumas causas e efeitos. Além disso, pode ser bem difícil de ser tratada, por isso deve-se ter bastante atenção e cuidados sobre ela.
Conheça os tipos de gastroenterite nos cães
Essa doença possui vários tipos de facetas e também pode ser apresentada de maneira mais isolada, como por exemplo, com as fezes mais aquosas e moles ou com os vômitos. Com uma menor frequência, o cachorro pode apresentar apenas o vômito.
A gastroenterite pode ser separada de duas maneiras, a crônica ou a aguda. No caso da forma aguda, ela surge muito repentinamente e na forma crônica, esse problema dura por semanas pode chegar até mesmo a anos.
No caso da aguda, os sintomas desaparecem sozinhos e no outro caso, ela pode ter uma grande piora e só melhora com o tratamento indicado pelo veterinário. Por isso, com qualquer sintoma que aparecer, é necessário levá-lo ao consultório.
As causas da doença
Ela pode surgir por diversos motivos e causas. Essa condição pode aparecer por qualquer tipo de alteração na microbiota intestinal. Veja algumas causas a seguir:
- Vírus como a cinomose;
- Ingestão de algum alimento cru ou estragado;
- Parasitas intestinais;
- Alergia ou alguma sensibilidade alimentar;
- Alterações na flora intestinal;
- Úlceras gastrointestinais;
- Neoplasias gastrointestinais;
- Obstrução intestinal;
- Corpo estranho;
- Predisposição ou doença genética.
Na maioria dos casos, é bem difícil de identificar a verdadeira causa que levou ou leva essa condição, mas isso não quer dizer que isso não pode ser tratado e curado, pois os veterinários sabem conduzir e indicar tratamentos que são bem-sucedidos.
Sinais e sintomas da doença
No início, as fezes do seu cachorro ficam amolecida e cada vez que passa, ficando mais úmida. Após isso, você notará a presença de algum muco, além de esforço para defecar e as necessidades feitas em lugares que não são habituais para o seu cachorro.
Outros sinais da gastroenterite
- Defecação frequente ou explosiva;
- Fezes escuras;
- Fezes aquosas e em muito volume;
- Sangue nas fezes;
- Letargia;
- Dor abdominal;
- Inquietação;
- Náusea;
- Vômito.
No caso da diarreia hemorrágica nos cachorros, isso é ainda mais preocupante pois as fezes ficam sangrenta. Esse tipo aparece bem rápido e geralmente é bem grave e em alguns caso pode acarretar a pancreatite ou a doença sistêmica com até risco de óbito.
A maior característica desse problema é a diarreia hemorrágica aguda com as fezes com o sangue muito vermelho e brilhante. Veja outros sinais:
- Poças de fluido sanguíneo bem gelatinoso ou grumos;
- Fezes com sangue misturado ou com muco;
- Gotinhas de sangue no reto.
Esse tipo de condição afeta ainda mais as raças de cães que são pequenas, embora possa acontecer com todos.
A maioria dos cães aprecem estar normais pois muitas vezes não demonstram outros sinais além da alteração nas fezes, no caso da diarreia hemorrágica, eles costumam apresentar outros sintomas além da mudança nas fezes.
É importante que qualquer tipo de diarreia seja tratado pelo veterinário para que não ocorra o risco do quadro se agravar, principalmente em cães que são filhotes, nos idosos e também nas raças pequenas. Todo cuidado é necessário para que seu cão se recupere logo e fique bem.