É importante saber que ter um animal de estimação envolve muitas coisas e muita responsabilidade, por isso, é necessário ter noção de todas elas antes de adotar um pet. Eles ficarão a nosso cargo e a vida desse bichinho dependerá de você.
Nem todos os animais precisam dos mesmos cuidados e cada pessoa tem um estilo de vida, por isso é importante saber qual deles se adaptam melhor a sua rotina e família. Então leia até o final do texto para que eu possa te ajudar a escolher um animal de estimação para você.
O primeiro passo é pensar por que você quer ter um pet e se a resposta é porque ter um pet está na moda, ou porque todo mundo tem ou porque o seu filho te pede, é melhor você pensar muito bem antes de adotar um animal.
Um pet não é um brinquedo seu ou do seu filho e vocês podem se cansar de cuidá-lo em pouco tempo. Animais como cachorros e gatos vivem de 10 a 20 anos e não será apenas temporal, ele será um membro da sua família que viverá por anos.
Além disso, você tem que pensar que precisará de tempo, pois precisará de dedicar algumas hora e cuidados que esse pet necessita. Por exemplo, os gatos necessitam de menos tempo do que um cachorro, que precisará de horas a mais para passear, para as atividades físicas e necessidades. Os gatos são animais bem independentes e não precisam de passeios.
Você precisa medir o tempo exato que você terá por dia para poder dedicar a esse animal. Mesmo chegando cansado em sua casa depois de um longo dia de trabalho, terá um pet ali te esperando para que você realize as atividades e responsabilidades com ele.
Se você não passa muito tempo por dia em casa ou não estará disposto a se dedicar um tempo por dia ao seu pet, é melhor então optar por um animal que não precisa de tantos cuidados, como o caso dos pássaros, tartarugas e hamsters.
Outro ponto muito importante é o espaço que você tem disponível. Nem todos os pets precisam de grandes espaços para viver, mas é necessário que você se certifique do lugar em que você vive para saber se é adequado ou não para ele.
No caso de apartamentos pequenos, opte por animais exóticos, pássaros, roedores, chinchilas, coelhos. Você precisará apenas de um espaço para o viveiro ou gaiola. Se você preferir um gato ou um cachorro, deverá prestar atenção no tamanho do animal e suas necessidades físicas.
Outra dica importante é pensar no orçamento, pois os animais precisam de consultas periódicas ao veterinário, de alimentação, cuidados com a higiene, conforto, acessórios e brinquedos, vacinação, entre outros pontos para o seu bem-estar.
Você deverá pensar também nas suas férias, sim, nas férias. Já pensou com quem irá deixar o seu pet para que você possa viajar tranquilamente? Tem alguém de confiança? Se você tem algum que estará disposto a cuidar do seu pet nesses momentos, então você tem sorte. Não são todos os lugares que é possível levá-los e nem todos os lugares os aceitam.
Por todos esses motivos, é importante pensar muito bem antes de adotar um amigo. Tudo irá depender da sua necessidade, da sua personalidade e também do seu estilo de vida, pois como nós, os animais também possuem as suas personalidades, necessidades e cuidados.
Mas uma coisa é certa, se você está apto a ter em sua casa e sua família um pet para cuidar e atender muito bem as suas necessidades, você terá um grande amigo.