Castração de Gatos

Você sabe qual a importância a castração para os gatinhos? Um dos motivos mais importantes é para manter o controle populacional e também evitar diversos tipos de problemas de saúde, como por exemplo os tumores.  Os estudos mostram que uma fêmea castrada antes de ter o seu primeiro cio, tem até 90% a menos de chance de ter um câncer de mama, por exemplo.

A castração também causa efeitos comportamentais nos animais que são mesmo bem importantes. Os animais castrados ficam mais tranquilos e calmos, menos agressivos e mais caseiros. Essa cirurgia reduz o hábito dos gatos de fugir e também de urinar em lugares indevidos para marcar território.

Mesmo sendo uma cirurgia bem comum, castrar o seu animal é um tipo de procedimento invasivo e que vai exigir os cuidados pós operação. Os tutores devem sempre prestar atenção e ficarem atentos a tudo.

Como é realizada a castração?

A castração que é realizada da maneira mais tradicional, dura por volta de 30 minutos e envolve a retirada das gônadas do pet, que é o local onde as células que produzem os hormônios sexuais ficam. Dessa maneira, a produção dos hormônios será interrompida.

Nos machos, a operação é menos invasiva que nas fêmeas, pois consiste em retirar os testículos, implicando na redução de testosterona. Nas fêmeas, é preciso realizar a incisão diretamente no abdome para que seja removido o útero e os ovários, reduzindo a produção da progesterona e do estrógeno.

Castração de Gatos

Quando devemos realizar a castração?

Todos os gatos podem ser castrados, e o período que deve ser feita essa cirurgia também é relativo, vai depender de maturação hormonal, do porto do seu pet e de outros fatores. Em alguns casos, a castração já pode ser feita com o animal ainda filhote. Porém, é necessário que o animal já tenha tomado todas as vacinas pois assim reduz qualquer tipo de contaminação hospitalar.

Antes de realizar o procedimento, é importante que o médico veterinário avalie todo o seu animal por meio de exames cardiológicos e de sangue. Pois assim ele saberá as condições reais do pet para que possa ser feito a cirurgia com total segurança.

Esse tipo de cirurgia não pode ser realizado em ambiente ambulatorial, o seu pet deve ser encaminhado para um ambiente hospitalar, sempre com todos os equipamentos necessários, assim como os profissionais.

A anestesia é mais que importante, e infelizmente, existe lugares onde os animais passam por essa cirurgia sem tomar a anestesia. A contenção química e os sedativos fazem com que o pet fique imóvel, mas não são tão suficientes para que eles fiquem confortáveis.

Quando você for castrar o seu gatinho, sempre exija a presença de um anestesista, pois assim você garantirá o bem-estar do seu pet, evitando traumas e garantindo a total segurança, além de uma recuperação que seja mais rápida.

Castração de Gatos

Pós cirúrgico

Depois da cirurgia, a cicatrização deve ocorrer entre o sétimo ao decimo dia após esse procedimento, é realizo um curativo especial no local que foi feito a incisão. É indicado que o pet use uma roupa própria ou um colar elizabetano para que ele não arranque os pontos ou os lamber.

O animal poderá retornar a sua rotina normal rapidamente após o segundo dia de castração, mas deve evitar que ele faça muitos esforços ou faça passeios. Depois da cirurgia, deve realizar uma visita ao médico para a retirada do curativo.

Pode ser indicado o uso de antibióticos após a operação, mas geralmente, devido as boas práticas no centro cirúrgico, o risco de alguma infecção é bem reduzido e esses medicamentos podem ser descartados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *