Eu aposto que você já viu uma calopsita e ficou apaixonado por ela, pois além de muito bonitinha, esse pássaro é mesmo muito inteligente e conhecido por sua habilidade de cantar, realizar alguns truques e até mesmo falar.
Bastante conhecida por sua capacidade de realizar e imitar sons, a calopsita é um pássaro originário da Austrália e é da família dos papagaios, sendo o menor dos exemplares. Muitas vezes é confundida com a cacatua, sendo uma prima maior.
A calopsita é logo reconhecida por ter sua crista bem características e suas cores que são normalmente em tons brancos, amarelos ou cinzas. Adorada pelas crianças, essas bonitinhas podem ser mesmo um membro da sua família.
A calopsita e sua personalidade
Além de lindas, as calopsitas possuem uma personalidade muito encantadora e é capaz de criar lados de afeto com a sua família humana, por isso, ela é um animal doméstico de muitas casas e famílias.
Elas possuem o hábito de bicar levemente o seu tutor para demostrar afeto e dizer que se sente bem com ele, além de pedir atenção. São pássaros que não ficam nada felizes de ficarem sozinhas por muito tempo e quando criada em par, se apegam também ao outro. É importante que elas sejam do mesmo sexo pois podem se reproduzir facilmente.
Elas gostam muito de viver e com companhia, gostam muito de brincar com brinquedos e acessórios. Nos dias atuais existem muitas opções nos pets shop para entreter e divertir, fazendo com que elas se sintam bem interessadas.
Se a sua ideia é ter um pet que gosta e bater papo, a calopsita pode ser a sua escolha ideal, pois as calopsitas adoram reproduzir assobios e sons, podendo até exagerar no volume da conversa. Geralmente isso se intensifica na hora que elas acordam e antes de irem dormir.
Calopsitas devem viver em gaiolas?
Escolheu a calopsita para viver com sua família, a primeira coisa que você deve fazer é comprar uma gaiola para ela, pois, mesmo sendo uma ave de contato, ela precisa ter o um recinto separado e preparado para a hora de sono e também para a segurança, no caso de receber visitas ou outros animais.
É importante que a gaiola seja grande e que ela tenha o espaço para conseguir abrir e esticar as asas, além de poleiros para pular. No caso, os viveiros que são feitos de arame ou de aço galvanizado são os mais escolhidos e indicados para essas aves.
Além da gaiola, é preciso mobilhar a casa dela, com bebedouro e comedouro com fácil acesso para elas. Coloque os poleiros de maneira que a calopsita não fique sem mobilidade e que consiga saltar, voar e abri suas asas livremente.
Essas aves gostam muito de brincas, então não esqueça de deixar disponível brinquedos pela gaiola, como escadinhas, cordas, argolas, tocas e balanços específicos para ela. Lembre-se também que a calopsita é um pássaro de contato e deve interagir com seus tutores, além de ser feliz em dar voltas solta pela casa.
Esses passeios devem ser estimulados e liberados, mas é claro, devem ser realizados com a supervisão e também com muito cuidado. Não esqueça de fechar as portas e as janelas ou colocar telas para que não aconteça as fugas.
A alimentação deve ser constituída de sementes e de rações que possuem os nutrientes e de minerais que são importantes para elas. As rações extrusadas são as mais indicadas pois possuem toda essa nutrição.
Essas são as principais informações para você que quer completar a sua família com uma amiguinha como essa.