Calicivirose Felina

Existem algumas doenças infecciosas respiratórias que são bem comuns nos felinos, conhecidas também como a síndrome do complexo respiratório. Entre elas temos a calicivirose felina, que é um tipo de enfermidade bem frequente nos gatinhos e pode ser subnotificada por alguns sinais clínicos que se iniciam como um quadro gripal.

Se você tem um gatinho na sua casa e quer saber melhor sobre essa doença, é importante que você leia o texto até o final pois falarei sobre os principais sintomas dessa doença e com diferenciá-lo das outras doenças respiratórias.

Calicivirose Felina, o que é?

Essa é uma doença que ocorre devido ao vírus calicivírus que possui um material genético simples e por causa disso, ele facilita a rápida multiplicação e também a fácil mutação, isso quer dizer que a cada multiplicação desse vírus, ele pode acabar gerando um novo vírus que é ainda mais resistente se tornando mais eficiente para causar as infecções.

Com essas características, o calicivírus fica ainda mais resistente e mais difícil de controlar no meio ambiente. Não existe uma medicação que seja específica para tratar os felinos quando o mesmo é contaminado e começa a apresentar os sintomas clínicos da doença.

Dessa maneira, é mais difícil o diagnóstico da doença, por isso, é importante aprendermos a identificar melhor os sintomas e todos os sinais que esse tipo de infecção pode causar em nossos gatinhos.

Calicivirose Felina

Sinais clínicos e sintomas da doença

Um gato com calicivirose  pode apresentar sinais como um quadro respiratório que vem acompanhado de secreções nasal, oculares e oral, espirros, conjuntivite. Fora esses sintomas, o gatinho pode ter prostração e febre.

Nos felinos que possuem imunidade mais baixa ou que são mais jovens, essa doença pode acabar evoluindo para uma pneumonia, agravando mais ainda o quadro do animal se não for tratado na maneira correta, podendo levar até mesmo ao óbito.

Existe uma característica que diferencia os sintomas que são causados por essa doença a outras doenças que também causam alterações respiratórias, que a presença de úlceras, feridas nas gengivas ou na boca, fazendo com que o gato tenha dificuldade para comer, aumentando a salivação e alteração no hálito.

Em alguns casos, acontece também episódios de diarreia e os quadros que são mais crônicos, o gatinho pode apresentar anemia e dores articulares.

Contaminação da doença

O contato direto com outros gatos que já estão doentes causa a contaminação, por meios das secreções que são eliminadas por eles. Quando mais gatos que vivem juntos, mais chances de ocorrer essa contaminação.

Quando acontece alterações climáticas como o firo, alteram a imunidade do gatinho e faz com que ele fique mais sensível a contaminação. Nesses períodos do ano, o aumento das doenças respiratórias aumenta muito.

Essa doença acomete gatos fêmeas e machos de todas as raças e idades, mas nos mais jovens acontece com mais incidência pois eles ainda então com a imaturidade imunológica e as vacinações ainda não estão concluídas.

Calicivirose Felina

Qual o tratamento?

Quando um gato testa positivo para essa doença, é necessário o acompanhamento veterinário e definir qual será o tratamento adequado para ele. Não existe nenhum remédio viral que seja específico para a calicivirose felina.

O tratamento é feito com o controle dos sinais clínicos e com medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros. Essa doença tem cura e alguns dos casos, o gato possui o vírus no organismo, porém o mesmo não se manifesta e não apresenta os sintomas.

Para essa doença, a melhor forma de controlar é com a prevenção, mantendo sempre o seu gato com a vacinação em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *