Angorá Turco

Hoje vamos falar sobre uma raça que chama atenção por onde passa e muitos dos seus admiradores, os consideram a raça mais antiga do mundo. Então vamos saber mais sobre esse gatinho durante o texto.

Depois de algumas investigações e estudos genéticos, foi concluído que realmente, essa é uma das raças de gatinhos mais antiga do mundo. E toda essa pelagem bem comprida é devido a mutação natural e também da seleção que foi feita pelo homem.

O Angorá Turco possui uma grande fluidez em seus movimentos e seu corpo é do tipo longilíneo e medi líneo. A sua cauda é bem peluda, longa e fica sempre abaixo da horizontal, acima do corpo em movimento.

E com muita frequência, a cauda dessa raça forma um penacho, trazendo ainda mais elegância para eles. As suas patas são finas e longas e dão mais harmonia para o corpo. Seus pés são pequenos e arredondados, com tufos de pelos entre os dedos.

A cabeça da raça pode variar entre pequena e média, mas sempre de forma harmoniosa, um pouco triangular e que vai afinando para perto do queixo. O seu focinho é de tamanho mediano, as orelhas no alto da cabeça, são pontudas, longas e com tudo de pelo. Seus olhos amendoados podem ser de esverdeados para amarelados e bem expressivos.

Já a pelagem do Angorá Turco é longa por todo o corpo e semi longa na face. Na região do pescoço, a pelagem tende a ondular, assim como no interior das patas e no ventre. A pelagem também forma uma espécie de colarinhos e uma cobertura na parte do traseiro do gato.

A textura é bem sedosa e por muito tempo só era aceita a reconhecida como uma Angorá Turco a pelagem na cor branca, porém, hoje em dia, todas as cores são reconhecidas, como preto, branca, azul fumaça, branco com creme, tartaruga, bicolores, entre outros.

Angorá Turco

Cuidados e comportamento da raça

Essa é uma raça bem afetuosa e apegada a família. Eles possuem bastante energia e precisam de enriquecimento ambiental para que possam se exercitar todos os dias. São bem inteligentes e gostam de truques, além disso, são gatos sociáveis com outros seres humanos e também com outros animais.

Os cuidados do gatinho são como os de outra raça, a escovação dos pelos devem ser feitas pelo menos duas vezes por semana para que se evite a formação de nós. Já a higienização oral também é importante para evitar as doenças periodontais.

Como dissemos, essa raça é mesmo muito inteligente e aforam serem estimulados mentalmente. Gostam de jogos de inteligência e de brinquedos mais tradicionais como os ratinhos, bolinhas, entre outros.

Essa raça fica realmente muito alegre nesses momentos. Essa raça é mesmo um animal domésticos perfeitos para quem procura uma alegria desenfreada, mimos, ronronares e carinho. A relação desses gatinhos com seus tutores é uma das atividades preferidas dos gatinhos.

Eles não são nada agressivos e sentem-se muito próximos a toda a família com que vivem, portanto, é muito fácil a relação e a convivência com o gatinho. São realmente ideais para grande família pois gostam muito de brincar, especialmente com crianças. Gostam de colo e chamam por atenção.

O Angorá gosta muito do ar livre e de aventuras, porém, os passeios sozinhos podem acarretar grandes riscos, não só para a saúde dele, mas também por ser um gato muito sociável e de aproximar muito fácil de pessoas estranhas, podendo facilmente entrar em carros e casas de desconhecidos.

Agora você já sabe melhor sobre o Angorá Turco e suas principais características. Ele pode ser o amigo ideal para você e sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *