Esse é um assunto muito importante, pois o adotar sem ter planejamento ou comprar um peto por puro impulso, pode acusar grandes consequências para o animal e também para a família que o adotou.
O abandono dos cachorros é algo bem frequente aqui no país, segundo os dados, existem mais de 20 milhões de cães abandonados no nosso país e como nós podemos ajudar a diminuir esse tanto de descarte de animais nas ruas?
Existem muito protetores de animais independentes, ativistas e ONGs que todos os dias, trabalham incansavelmente para poder ajudar esses animais que ficam abandonados e vagando pelas ruas, graças a inúmeros tutores que são irresponsáveis e os abandonam.
A grande raiz de todo esse problema está exatamente na falta da conscientização de toda as pessoas. As adoções sem responsabilidade, a falta de respeitos por esses animais e comprar por impulso, fazem que o abandono cresça cada vez mais.
Causas do Abandono de Animais
São diversas as causas e desculpas que as pessoas utilizam para abandonar os animais, e muitas das pessoas colocam a culpa no próprio animal, dizendo que eles fazem xixi em locais errados, latem demais ou são muito ativos.
Ainda existe os que usam as desculpas como, precisam viajar e não encontram com quem deixa o animal, precisam sair do país, se mudam para residências menores e não tem espaço para o animal. Tudo isso envolve a falta de prioridade, de organização e de planejamento por parte do tutor.
Então, como podemos erradicar o abandono desses animais? Para que ocorra a diminuição, o trabalho realmente é árduo, pois não depende apenas de uma pessoa. Todos precisam fazer a sua parte.
A conscientização é o principal recurso para que ocorra essa diminuição no abandono dos cães. É importante que antes de adotar, os tutores planejem bem antes de recebê-los em sua casa, para que possam adaptar bem a rotina e conseguirem suprir todas as necessidades do animal, sem maltratar ou abandonar.
Muitas pessoas acabam enxergando o cão como algo descartável e acabam o abandonando quando encontram algum problema. Mas lembre-se que, abandonar um pet é crime e todos eles precisam de todos os cuidados básicos que são garantidos por lei.
Para quem não tem tempo de proporcionar qualidade de vida para o animal ou não possuem tempo para cuidar, não devem em hipótese alguma, adotá-los. Por isso, é tão importante a conscientização de amigos, vizinhos, familiares e denunciar as pessoas por maus-tratos e por abandono.
Outro ponto bem importante é a castração dos animais, pois isso nada mais é que um método seguro e bem rápido para que se evite as chances de animais disseminarem as doenças zoonoses e de contraírem outras doenças. Evitar também ninhadas indesejadas, evitar o câncer de próstata, de mama e no útero nas cadelas e também evitar a superlotação dos cães que acabam sendo abandonados nas ruas.
A Adoção Responsável
É muito importante saber de todas as responsabilidades que teremos ao adotar um animal. Todo cachorro precisa ter uma rotina, ter uma boa alimentação, fazer atividades físicas, dar passeios e ter as consultas periódicas no veterinário.
Nenhum cão se importa com uma vida luxuosa, somente ter uma qualidade de vida que eles realmente merecem. Por isso, antes de adotar um animal, faça sempre uma grande reflexão se você tem mesmo a condição de adotar e cuidar de um animal e se esse animal fará mesmo um sentido em sua vida e da sua família.