Hoje vamos falar sobre um gatinho que se enquadra no grupo dos gatos orientais. O gato Burmês, também conhecido como Burmese, o gato da boa sorte, da Tailândia, um animal companheiro e que gosta de aproveitar a vida.
Essa raça possui um porte médio, mas é mais pesado do que parece ser, isso por ser bem robusto e mais compacto, de estrutura óssea forte e musculoso. Esse gatinho é redondo em todas as suas partes. A sua cabeça é redonda, assim como as pontas das suas orelhas, o queixo, os olhos e os pés. Uma raça que apresenta a sensação de ter bastante força.
Já a pelagem na raça é curta e brilhante, com um sombreamento mais escuro nas pontas quando o gato ainda é filhote, depois vai desaparecendo. Nos dias atuais, o número de cores aceitas na raça aumentou, mas a grande maioria ainda é o tradicional marrom.
Qual a personalidade do Burmês?
Os gatinhos quando mais novos são bem ativos, curiosos e podem se adaptar muito fácil a várias mudanças. Porém, conforme vão envelhecendo, acabam se tornando bem sossegados e preferem ficar observando e não se envolvem nas atividades.
Apesar na idade que possuírem, ele adora ver o mundo em sua volta e o seu cantinho favorito pode ser alguma janela para que possa observar a vida lá fora. São gatos que se sentem bem confortáveis com outros da mesma raça, porém, pode acontecer de não se entenderem bem com outras raças.
O gato Burmês são ótimos escaladores e gostam de saltar, por isso, é interessante que você coloque prateleiras e poleiros para gatos em sua residência. A raça é resistente e robusta, é importante ficar sempre atento a alimentação para que ele não se torne obeso, ainda mais para os gatos que não gostam muito de se exercitar.
Mesmo quando adultos, mesmo sendo mais sossegados, eles têm sua hora diária para brincar. Apreciam serem amados e adorados pelo seu tutor e gostam de caricias na barriga. É importante o carinho diário para esse gatinho.
Os gatinhos são muito inteligentes e curiosos, gostam de seguir o tutor por onde ele vá. São gatos qe gostam de se envolver em tudo que você faz, do tipo que entram no meio da coberta enquanto você tenta arrumar a sua cama, ficam na frente da tela do computador para chamar atenção.
Saúde e cuidados
Essa é uma raça bastante saudável, mas podem estar predispostos a doenças hereditárias devido a cruzamentos. Podem ter risco a diabetes por conta de sua genética e doenças envolvidas com a obesidade. Por isso é sempre importante, as visitas ao médico veterinário para que seja feito um check-up anual para manter sempre a saúde do seu animal em dia.
O Burmês precisa de alguns cuidados básicos para que fiquem sempre saudáveis, por isso, é recomendado que ele seja escovado pelo menos uma vez na semana, para que ajude a na sua autolimpeza e evite qualquer problema com as bolas de pelo.
A alimentação do pet deve ser sempre de qualidade, isso é realmente de extrema importância, pois esse pet por atingir a obesidade. Os dentes também precisam ser escovados sempre que possível, pois é uma raça que pode desenvolver a gengivite.
Ofereça sempre água fresca, se possível em fontes que é mais atrativa para os gatos, que gostam muito de se hidratar em água corrente. As caixas de areias também devem estar sempre limpas e suas vacinas em dia.
O gatinho precisa de cuidados básicos como qualquer outros e de muito carinho, pois são gatos bem carentes.