Sabemos que um animal em cada nos traz muita alegria, carinho e amor, mas além disso, é fato que teremos uma grande responsabilidade. Quando adotamos um gato ou cachorro, estamos tomando um passo sério na nossa vida pois uma outra vida passa a depender de nós, por isso chamamos de adoção responsável.
Felizmente, tem cada vez mais crescido o número de famílias que buscam adotar um animalzinho para fazer parte de sua família. Segundo uma pesquisa que foi realizada, quase 50% das casas possuem um gato ou um cachorro.
Isso nos mostra que muitas pessoas gostam mesmo de animais de estimação e buscam e adotar os pets em ongs ou animais que estão abandonados nas ruas. Por outro lado, a OMS relatou um dado que existem mais de 30 milhões de animais nas ruas e isso aumentou mais ainda devido a pandemia.
Ação responsável, entenda esse termo
Para que você adote um animal, não basta apenas querer, a adoção responsável foi criada exatamente para conscientizar as pessoas sobre todas as responsabilidades que envolve a adoção de um animal.
Não são nada incomuns os abandonos e as devoluções de animais para as ONGs e isso causa uma dor emocional enorme no animal. Por isso, antes de adotá-los, é muito importante saber de todas as responsabilidades e todo o compromisso que você terá com o bichinho e todos os itens básicos para a qualidade de vida do pet.
Esse termo é utilizado para esclarecer esse processo em quem deseja adotar um animal, mas que ainda não sabem sobre todas as responsabilidades que terá. As pessoas esquecem que precisam considerar a ração, o espaço, o carinho. É necessário muita organização pessoal e responsabilidade para que seu pet não fique sozinho e desamparado.
Precisamos pensar também nos gastos financeiros que teremos com a adoção, isso a curto e a longo prazo, todo o comprometimento com esse pet por todos os próximos anos e todas as mudanças que ele irá causar na vida e na rotina do seu tutor.
Existem muitos animais que estão disponíveis nas ongs para adoção e que possuem um passado de negligência ou de maus tratos e as pessoas que os ajudaram e os resgataram, procuram por novos tutores que realmente irão se comprometer pelo bem-estar desses animais.
Esse processo de adoção irá incluir a concordância com obrigações, uma entrevista e também um questionário que auxiliará a tutor a avaliar muitos bem todas as condições e decidir se realmente é o momento ideal para adotar um animal.
Veja alguns planejamentos que você deve considerar antes de adotar um animal
1 – Financeiro: Você precisa considerar as despesas veterinárias, as vacinas, a castração, medicações, check-ups anuais, qualquer tratamento que possa ser necessário. Além de qualquer urgência médica. Rações, bons utensílios, brinquedos, caixa de areia, bebedouros e comedouros.
2 – Tempo: Você terá tempo na sua vida para poder passear e brincar com seu pet? Fará exercícios físicos com o seu animal? Pois isso é muito necessário para evitar a obesidade, garantir qualidade mental e física para ele.
3 – Espaço: Já pensou onde o seu pet ficará na maior parte do tempo? Ele terá acesso a todas as áreas da sua casa? Eles precisam de espaço para se sentirem confortáveis e expressarem os instintos.
4 – Família: Todas as pessoas que moram com você estão de acordo com essa adoção? É preciso considerar que todas as pessoas que moram com o pet terão impacto na vida dele.
Esses pontos que foram abordados são pensados na qualidade de vida e bem-estar do animal que for adotado, pois a adoção responsável é mesmo uma segunda vida para esses animais.