Ensinar os Cães a Serem Sociáveis

Você sabia que é possível socializar cachorros até mesmo quando já são adultos? É necessário apresentar o mundo para o seu cão de maneira correta, porém, é algo bem simples. Leia o texto até o final para saber mais sobre o assunto.

Para os cães adultos serem socializados, pode ser uma tarefa um pouco mais trabalhosa e requer um pouco mais de esforço por parte dos tutores, porém, possível. A dificuldade aumenta pois os pets já possuem lembranças que fazem com que se comportem de tal modo.

É necessário que a prática seja feita da mesma maneira que é realizada com os cães filhotes, os apresentando para as novas pessoas, sons, ambientes, objetos, tudo de maneira gradual e sempre bem positiva.

Para iniciar, é preciso que os tutores identifiquem todos os medos que o cão possui, como por exemplo, sair na rua, estar perto de outros animais, tempestades, barulhos, entre muitos outros. É importante que o primeiro passo seja tentar fazer com que eles percebam que na verdade esses pontos não são tão ameaçadores assim.

Depois que você identificar o medo do seu pet, você precisará colocar e prática algumas ações, como melhorar a relação dele com outros animais, levando-o para ambientes, como parques, onde existem muitos outros cães.

Ensinar os cães a serem sociáveis

É importante não forçar o seu cão a nada, o ideal mesmo é não chegar com ele tão próximo de outros pets e deixar que ele observe bastante. Se algum outro animal se aproximar do seu, faça um carinho ou dê um petisco para que ele crie uma associação positiva para esse momento.

No caso da socialização com outras pessoas, é importante inserir o máximo possível de outras pessoas na rotina do seu cão, claro, que com uma certa cautela. Não o force a chegar perto das pessoas, deixe que ele faça isso espontaneamente.

Falar com a voz mais fina pode ser algo positivo pois é uma tática comprovada para estreitar a relação entre o pet e o humano. Para socializar um cachorro o principal ponto é abusar sempre da positividade.

No caso de você ter um cão e quer adotar mais um peludinho e precisa dessa socialização entre eles, saiba que muitas das vezes essa socialização pode ser dificultada por ciúmes do pet com o novo membro da família.

Muitos cachorros possuem um lado mais possessivos com os seus tutores e acabam não aceitando logo o novo amigo. Com algumas atitudes simples, é possível resolver todos esses problemas de socialização, não importa a idade do seu pet.

É importante você fazer que o seu cão entenda que se socializar com outros não lhe fará nenhum mal. Nessa mesma forme, ele precisará entender que não poderá reagir de maneira negativa com outros.

Veja algumas técnicas para socializar o seu cão com outros cães

  • Levo-o sempre em lugares que possui a presença de muitos cães, como parques, mantenha a distância para que ele possa observá-los;
  • Deixe o seu cão observar por um tempo todo o movimento;
  • Leve sempre brinquedos e petiscos para que ele possa se distrair e se sentir à vontade e positivo.

É importante que você comece essa socialização com outros cães fora do território do seu animal e sempre ofereça os petiscos para recompensá-lo quando ele se aproxima de outros cães. Outra dica é que você evite de puni-lo, pois isso fará com que ele se sinta muito mais inseguro e possessivo.

Antes de você adotar um cão novo para sua residência, é importante que você faça a socialização com outros animais, pois assim tornará esse processo muito mais simples e tranquilo.

Ensinar os cães a serem sociáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *