Como sabemos, o novembro azul é um mês dedicado a uma campanha de conscientização para o câncer de próstata que ocorre nos homens. Mas o que nem todos sabem, é que esse problema pode ocorrer também em nossos animais de estimação.
Por isso criou-se o Novembro Azul Pet, que é a versão da campanha para chamar atenção de todos os tutores para a grande importância da realização dos exames em gatos e cães machos, principalmente para os animais que já estão na meia idade e nos idosos.
Mesmo a incidência nos pets serem mais baixas, o câncer de próstata pode ser bem agressivo e evoluir muito rápido para as metástases. Segundo estudos que foram realizados, essa doença acomete os cães e gatos a partir dos 6 anos de idade.
Próstata nos animais
A glândula acessória de sistema reprodutivo do animal macho, conhecida como próstata, fica localizada na cavidade pélvica do animal. Quando o macho já é idoso e não foi castrado, essa próstata aumenta de tamanho, podendo formar cistos, abscessos e até mesmo a neoplasia.
Quando ocorre o aumento da próstata, que é conhecida como Hiperplasia Prostática Benigna, ela pode comprometer órgãos vizinhos e acabar impedindo que o animal consiga fazer xixi e dificulta a defecar. E a grande maioria dos animais não castrados acabam tendo essa condição, por isso o novembro azul pet se tornou tão importante.
Sintomas de Doenças na Próstata do Pet
- Micção frequente;
- Perda de apetite;
- Constipação;
- Tenesmo urinário;
- Urina sanguinolenta;
- Bolo fecal de forma irregular;
- Dor abdominal;
- Febre;
- Corrimento uretral;
- Andar enrijecido.
Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor serão as chances de cura do seu animal. Para ter esse diagnostico, pode ser realizado alguns exames:
- Exame de urina;
- Exame de sangue;
- Palpação retal;
- Radiografa;
- Ultrassom;
- Biópsia.
Essa exames quando aliados aos sintomas do seu animal, dão o veredito sobre a sua real condição e qual será o melhor tratamento para ele. Um diagnóstico mais precoce é o ideal e com qualquer sintoma que o animal apresentar, deve-se levá-lo ao veterinário rapidamente. Depois que seu pet completar os 6 anos de idade, faça sempre os exames preventivos.
Tratamento para o Pet
Quando ocorre infecções, o ideal é utilizar antibióticos por um período prolongado. No caso de cistos prostáticos ou de obsessos, é necessária uma drenagem nas lesões acompanhadas de antibioticoterapia e de castração.
O tratamento de câncer de próstata consiste na remoção dessa glândula, que é uma cirurgia bem delicada, pois a uretra do animal passa por dentro dessa glândula. Em alguns dos casos é usado também a radioterapia ou a quimioterapia para ter o controle dessa doença. Em muitos casos, não há como reverter todo o mal que é causado.
Prevenção da Doença
Para você proteger o seu bichinho, a melhor prevenção é a castração, esse é o método mais efetivo. A castração ideal é por volta de 1 ano de idade e nos cães e gatos maiores, com 18 meses. Fora isso, a castração também previne outros tipos de doenças, como o caso da infecção na próstata, o cisto prostático, o abcesso prostático e a Hiperplasia Prostática Benigna.
Um animal castrado tem um aumento na qualidade de vida, minimiza as chances de desenvolverem doenças graves. Além disso, é importante também oferecer para ele uma alimentação mais balanceada.
Especialmente no caso de pets idosos e acima dos 6 anos, levá-lo para realizar exames e em consultas no veterinário é muito importante. Uma boa alimentação, com rações de qualidade, além de passeios diários e a higiene em dia.
Mande para todos os pais de pet sobre o Novembro Azul Pet e espalhe essa informação.