Se você procura por um gatinho que se apega facilmente ao seu dono e gosta de uma boa brincadeira, você tem que conhecer o British Shorthair. Um verdadeiro companheiro felino e uma perfeita escolha para adoção.
Essa raça que possui um jeito meigo, independente e se dá muito bem com a família grande ou com tutores únicos. Se adapta muito bem em diferentes tipos de ambiente e é uma boa opção para apartamentos.
Origem do British Shorthair
A história dessa raça remonta os felinos que foram domesticados pelos romanos no Egito, pois durante a invasão que ocorreu lá, os soldados de Roma levaram muitos gatinhos, dando um longo processo de cruzamentos.
O cruzamento dos gatos persas com outras raças de mesmos traços do Bristish Shorthair foram de intensificando nas primeiras décadas do século 20. O principal objetivo era criar um felino de pelagem curta e com personalidade calma, sendo um bom companheiro.
Condição física e características do felino
O gatinho britânico possui uma característica diferente dos demais felinos domesticados que é a baixa necessidade de realizar exercícios físicos. Essa raça é pouco ativa e não se interessa por atividades como saltar, escalar objetos pela sua casa ou de fazer acrobacias. Porém, não pense que o gatinho estará sempre jogado pelo seu colo, o animal pode querer ficar ao seu lado, mas com o seu espaço.
Essa raça possui o seu porte de médio a grande e possuem uma postura bem robusta. Possuem o peito cheio e largo, com as pernas curtas e bem fortes, sua cauda é grossa e curta. O bichado possui uma cabeça redonda e com as bochechas gordinhas. As orelhas são pequenas e arredondadas, olhos circulares e grandes, além da sua pelagem densa, curta e felpuda.
A raça possui suas cores variadas, porém o mais comum é o cinza. Com pelagem média a curta e textura lisa, sendo bem fácil de cuidar. Basta uma escovação regular e intensificá-las em períodos de troca de pelo para evitar o acúmulo dos pelos.
O felino não possui nenhum tipo de problema específico de saúde, mas é sempre fundamental para qualquer raça as consultadas ao veterinário de forma regular. Cuidado com a manutenção do peso, cuidados com a higiene bucal, da orelha e unhas.
Personalidade do British Shorthair
Esse gatinho possui uma personalidade bem marcante, amigável, calmo e sabe equilibrar a independência com o apego ao tutor. A raça sabe se divertir mesmo estando sozinho. Se dá bem com as crianças e vive bem cm outras espécies de animais domésticos.
Essa raça é bem fácil de treinar e adaptá-la, é importante iniciar o adestramento do felino e sua socialização desde filhote. Essas técnicas de adestramentos podem ser feitas a partir de brincadeiras pois eles gostam mais de se divertir do que aprender. É importante também adaptar essas atividades com as características físicas do seu felino.
Agora você já sabe sobre essa raça linda que é o British Shorthair e adotar um gatinho para ser seu companheiro.