Cada dia que passa, mais cães estão presentes nas residências de todo o mundo e esses animais são considerados ótimos amigos e companheiros para nós, humanos. É importante que cuidemos deles e tenhamos cuidados com a saúde.
Os cachorros vira-latas ou os sem raça definida, precisam dos mesmos cuidados e do mesmo carinho que cães de raça. Esses que geralmente apresentam sempre um bom temperamento e são bastante amigáveis.
Um dos grandes mitos sobre esses cachorros são sobre eles serem mais resistentes do que os cães de raça, se podem comer quaisquer alimentos, se ficam mens doentes e vivem mais. Lembrando que apesar de tudo, é necessário utilizar antipulgas, vermífugar, vacinar e dar uma boa alimentação.
Vamos saber mais sobre isso, então acompanhe o texto até o final.
Todos os cães são únicos, não importa se é um com raça ou sem raça definida. Os SRD, são uma mistura de linhagens puras de raças diferentes. Essa mistura já vem de décadas e existem muitas misturas de portes e de raças.
Mas afinal, o vira lata não fica mesmo doente? Isso pode ser mesmo uma verdade, pois um animal que vive nas ruas, necessitam buscar todos os dias o seu próprio alimento e sobreviver nos perigos da rua.
Alguns deles acabam mesmo passando fome, passando frio, enfrentando maus-tratos e por outras muitas situações bem tristes e dessagráveis nas ruas. Isso é totalmente diferente dos cães que vivem dentro de casa com seus tutores.
Os cães que vivem dentro de casa recebem água, comida, abrigo, conforto e o carinho necessário e não precisam todos os dias enfrentar qualquer dificuldade, como buscar sua própria comida ou lutar e brigar por um território.
Por esses motivos, é seguro dizer que os cães sem raça definida são realmente menos propensos a possuírem problemas hereditários, por exemplo. Mas não é porque não possuem raças e vivem na rua que nunca ficarão doentes, eles podem sim, inclusive, quanto mais velhinhos forem, mais chances de adquirem alguma doença, como artrose e artrite, problemas nas visões e no coração.
Outra coisa que é muito falada é sobre os animais sem raça definida e sua alimentação, muitos dizem que eles podem comer qualquer coisa, isso é um mito, pois a alimentação deve ser balanceada tendo ou não a ração.
É importante levar o seu pet em uma consulta veterinária para que ele indique a alimentação mais adequada pra o seu cãozinho. O veterinário levará em conta os aspectos nutricionais para manter e prevenir o seu animalzinho mais feliz e saudável.
Muitas pessoas estão comprando comidas de empresas que são especializadas em alimentos naturais para o seu cão, essa é uma boa opção, porém é sempre necessário a conversa com o veterinário antes de qualquer mudança na alimentação.
Também não existem dados estatísticos que os vira latas vivem mais do que os cães com raça. Isso se dá por causa da seleção natural dos animais que precisam sobreviver na rua. Uma coisa que é fato é que todos os cuidados com os seus cães, como as visitas frequentes ao veterinário, o amor, o carinho e a alimentação diária e que vão realmente ajudar a determinas a qualidade de vida e tempo do seu pet.
Por tanto, saiba que qual seja o seu animal ou a raça dele, é necessário cuidar sempre da sua higiene, alimentação, diversão e se totalmente responsável por ele. Quando o assunto é doenças, temperamento e qualidade de ida, os cachorrinhos sem raça definida merecem toda atenção como qualquer outro cachorro.
Se você tiver condições para adotar um cão, considere os cães sem raça definida e ajude a proteger esses animais.