Rottweiler

Vamos falar de um animal que além de lindo, cumpre um ótimo papel de cão de guarda? Os Rottweiler são protetores, inteligentes e devotos como nenhum outro. Essa raça está sempre pronta e em alerta para defender sua família humana e sua casa.

O Rottweiler possui uma aparência bem forte e um porte físico que garante uma boa velocidade aos seus movimentos. Eles podem ser bastante amorosos e muito companheiros, porém precisam de socialização para poder desenvolver a sua personalidade.

Estimular o intelecto do seu cão assim como o seu gasto de energia diária são os dois fatores bem importantes para a raça, assim como dedicar carinho ao seu amigão desde filhotinho, dessa maneira você terá um Rottweiler protetor, obediente e leal.

Qual a origem do Rottweiler?

Acredita-se que essa raça pertence a linhagem do Mastiff Italiano e que esses acabaram chegando ao sudoeste da Alemanha onde miscigenaram com as raças da região, como por exemplo, o pastor alemão, resultando na versão que conhecemos, o Rottweiler.

Essa raça foi criada para garantir proteção e serem cães de trabalho, como pastores de rebanho e protetores de acampamentos do exército romano. Depois acabaram ganhando novas funções como puxadores de carrinhos. No século XX, ele foi descoberto como muito adequado para atividades policiais e até hoje permanecem nessa função.

Rottweiler

Rottweiler e sua característica física

Essa raça possui uma postura bem elegante e um porte atlético, possui olhos castanhos amendoados e grandes. Os pescoços são fortes e possuem uma musculatura bem proeminente, o corpo possui um volume expressivo.

O peso desse cachorro varia entre os 40 a 65 kg e ele possui em média uma altura que varia de 56 a 68 cm. A sua pelagem é curta e escura, pode ter algumas marcações ou manchas no tom bronze que podem aparecer no pescoço, nas bochechas, no peito, no focinho, nas pernas, sobre os olhos e na base da cauda.

Temperamento do Rottweiler

Falar sobre o comportamento e temperatura de um cão é muito importante, no caso do rottweiler, ele possui uma postura bem imponente e séria, porém, são amáveis e brincalhões com seus turores. Podendo ser territorialista e protetor da sua casa.

Eles são bem espertos e gostam de cumprir tarefas, por isso é importante adestrá-lo e recompensá-lo para que eles se sintam com a missão cumprida. Essa raça está em nono lugar na lista de inteligência, ou seja, ele é fácil de educar e atende os comandos com muita facilidade.

Acostumar o seu cão com a socialização é importante desde filhote, pois assim ele crescerá acostumado com cheiros diferentes e com contato de pessoas diferentes, ficando muito mais tranquilo e não se sentirá ameaçado.

Como essa raça tem uma história desde sempre conectada com trabalho e com a proteção dos ambientes, ele não é de latir à toa, reservando os seus latidos para reais situações de perigo ou para chamar atenção sobre algo que realmente seja importante.

O comportamento do Rottweiler com outros animais e com crianças pode ser bem fácil, desde que o animal comece a receber os estímulos de socialização desde filhote. Por se tratar de um cão grande e robusto, é importante ter sempre uma supervisão quando o cão está com os pequenos, pois pode acabar machucando sem ter essa intenção, pois são fortes e grandes.

Rottweiler

Cuidados com seu cão

É importante que seu cão tenha sempre uma alimentação saudável, com rações de boa qualidade. É importante também realizar brincadeiras e exercícios diários pelo menos 1 hora por dia. Ter cuidados com a higiene, com a pele, com os dentes e com as unhas, assim como qualquer outra raça e ter as vacinas em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *