O pinscher é uma raça de cachorro muito comum nos lares do Brasil, isso se deve a muitos fatores como o fato de não ocupa tanto espaço, mas essa raça tem características que o tornam únicos de diversas formas
O surgimento desse animal é muito incerto, a teoria mais aceita é que esse cão foi o derivado do cruzamento de alguns cães de pequeno porto como o dachshund, mas isso é apenas teoria pois não a registros que comprovam essa ideia.
O pinscher é um animal muito agitado e que tem muita energia, então ser você busca um companheiro calmo e tranquilo, o pinscher está longe dessa definição, pois sua personalidade é muito forte necessitando e muita atenção e paciência.
Qual a sua personalidade?
Como vimos acima, o pinscher é um cão com uma personalidade bem agitada, podendo ser muito hiperativo e necessitando de muitas forma de entretenimento, como no caso de exercícios constantes para gastar essa energia.
Essa raça também é fortemente caracterizada pelo seu estresse e agressividade, apesar de seu porte pequeno, esse animal pode ser bastante valente, podendo avançar de forma agressiva perante a presença de pessoas e animais desconhecidos.
Mas quando se trata de seus tutores e pessoas que fazem parte de seu núcleo familiar, ele se mostra um animal amoroso, carinho, muito brincalhão e muito protetor.
É muito importante que os donos de pinscher busquem socializar e treinar bem animal para que ele cresça de forma saudável e não tão agressivo, pois, como já foi dito, ele possuí uma agressividade que pode colocá-la em perigo devido ao seu tamanho.
O quão inteligente ele pode ser?
O pinscher é considerado um cão muito inteligente e que pode aprender facilmente quando utilizado os métodos corretos. O que é ótimo pois não será necessário quebrar a cabeça repetindo comandos varias vezes, pois ele aprenderá com facilidade.
Mas mesmo assim é necessário que o cão tenha um treinando regular para que fixar na sua mente para que ele não esqueça com o passar do tempo.
Assim como acontece com crianças, o ambiente da casa pode influenciar na personalidade e temperamento do animal, ou seja, se sua casa é um local muito agitado, barulhento e sem ordem, o animal seguirá por esse caminho.
Para manter o pinscher calmo e bem treinado, é importante manter a calma e a paz na sua casa, além de manter os treinos e socialização com outros animais e pessoas casa a sua fase filhote, para ele crescer entendendo que não são seus inimigos.
Quais os cuidados que devo ter?
Um dos principais pontos para cuidar dessa raça é manter uma rotina em que ele vai ter bastante gasto de energia, com práticas de exercícios recorrentes e estímulos mentais para manter saudável suas condições físicas e psicológicas.
O recomendado é que seja realizado passeios diários para que ele posso se divertir e socializar de forma positiva, e que de preferência ele possa ter um quintal para explorar e brincar quando não for possível passear.
Sobre a higienização do cachorro, não é necessário tantos banhos quanto outras raças de cães, veterinários recomendam apenas um banho ao mês e escovações semanais para a retirada de pelos mortos.
Também se deve ter uma atenção a alimentação desse animal, pois os pinscher possuem uma disponibilidade a engordar com muita facilidade, então busque sempre por rações que possuem boa qualidade e não exagere nas porções.
Sempre busque oferecer a porção correta de alimento para o pinscher, levando em consideração seu peso, idade e tamanho. Normalmente, atrás dos sacos de rações possuem uma forma de identificar a quantidade ideal de faça o para seu cão.